Prefeito participa da abertura da Jornada Pedagógica 2015

30 de jan de 2015 - dev

O prefeito ACM Neto e o secretário da Educação, Guilherme Bellintani, participaram nesta sexta-feira (30) da abertura da Jornada Pedagógica, no Hotel Fiesta, marcando o início do ano letivo da rede municipal, em evento que contou com a presença de cerca de mil pessoas, entre diretores e professores da rede. Com o tema “Alfabetização: um compromisso com a cidadania”, o evento, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), tem como objetivo preparar e motivar a rede para receber os alunos no retorno às aulas, no dia 5 de fevereiro.

Neto afirmou que as transformações pela qualidade da educação ganharão ainda mais corpo nesse ano, com frutos que serão colhidos a médio e longo prazo. “O êxito, mais do que em qualquer outra secretaria da Prefeitura, não depende só da vontade do secretário. Depende da dedicação de cada um. Somente com o esforço individual é possível construir um resultado positivo. Sabemos que não há transformação na educação com o estalar dos dedos. Talvez os frutos, os louros dessa transformação, serão colhidos pelos próximos gestores, e ficarão de modo permanente para as próximas gerações”, afirmou o prefeito, que participou da abertura da terceira jornada da sua gestão.

O secretário Guilherme Bellintani, recentemente empossado, destacou que, apesar das dificuldades, há “imenso potencial de transformação da rede, especialmente pelo empenho já demonstrado por quem faz a educação municipal”. “Melhorar o suporte à rede, as condições físicas e ampliar as vagas são metas matemáticas, mas nosso principal objetivo é fazer com que todos se envolvam nesse processo de transformação. Sem pressa, mas também com a percepção de que não temos tempo a perder. Mistura de calma e ousadia é o que vai pautar nosso trabalho nos próximos dois anos. Vamos aproveitar esse potencial de transformação para fazer com que a educação de Salvador se reposicione”, observou.

Após a abertura, foi realizada a palestra “Alfabetização: um compromisso com a cidadania, um direito à aprendizagem e ao desenvolvimento”, ministrada por Carla Chaves, formada em Pedagogia com habilitação para Orientação Educacional pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBA)m pós-graduada em Programa de Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Centro de Formação e Pesquisa/SAPIENS e CORPE (Portugal) e especialista em Psicopedagogia Fundamentada na Epistemologia Convergente/Universidade Católica/CRIA e em em Educação Infantil.

À tarde, serão apresentados os resultados parciais do Programa Salvador Avalia (Prosa), que mostra indicadores sobre o ensino na cidade nos anos em que não é realizada a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e do questionário socioeducativo que será respondido pelos professores. Esse foi apenas o evento para abertura da jornada pedagógica, que será realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro em todas as 427 escolas da rede municipal, mobilizando os cerca de sete mil profissionais.