Prefeito participa de reunião com diretores de escolas

10 de abr de 2013 - dev

Os diretores da Coordenação Regional de Educação (CRE) da Orla de Salvador participaram de uma reunião com o prefeito ACM Neto e o secretário municipal João Carlos Bacelar hoje (10), na Casa da Amizade, no Jardim Apipema, para discutir ações que melhorem o serviço prestado pelas unidades de ensino. Diretoras apresentaram ao prefeito e ao secretário um quadro dos problemas ainda existentes nas unidades da região e solicitaram intervenções, como parte das ações do “Movimento pela Educação”.

Nas escolas do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, foram apresentados poucos espaços de lazer e necessidade de intervenções na rede de esgoto. Na Federação, os problemas apontados são materiais didáticos insuficientes para todos os alunos, salas com pouca ventilação e necessidade de manutenção das redes hidráulica e elétrica. Já no Rio Vermelho, há deficiência na distribuição de material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é de responsabilidade do governo federal e problemas na estrutura das salas.

O prefeito ACM Neto destacou a importância de ouvir os diretores, que conhecem a situação das unidades pertencentes à rede municipal. Mesmo diante da difícil situação financeira da Prefeitura, ACM Neto observou que foram preservadas as ações previstas na área de educação, considerada uma das prioritárias da gestão. “Queremos construir 60 escolas nos quatro anos de mandato. Quanto ao pagamento dos terceirizados, não vou admitir que as empresas deixem de fazer os repasses porque estamos pagando as faturas com até cinco dias. Se a empresa não pagar, terá o contrato rescindido”, afirmou.

O secretário João Carlos Bacelar reafirmou o compromisso de manter aberto o diálogo com os diretores da rede e apontou que a pasta passa por alguns problemas para resolver questões como a distribuição de material didático da rede municipal e de produtos para a produção da merenda escolar. No entanto, tratam-se de questões que estão no caminho do entendimento, assim como a distribuição do fardamento, que nos próximos dias já chegarão aos alunos. “É a efetivação de que a educação representa prioridade para a atual administração. Essa é a maneira de acompanhar o desenvolvimento das ações.”

Aproximação – O prefeito e o secretário receberam, ao final, elogio de diretoras pelo compromisso com a rede. A diretora da Escola Municipal Oswaldo Cruz, Ana Carla Pereira, afirmou que em 30 anos de profissão, essa foi a primeira vez em que pôde discutir com o prefeito, diretamente, as condições das escolas. “É importantíssimo que o prefeito esteja próximo dos diretores das escolas para estar ciente da real situação. Esse olhar mais próximo faz com que as coisas aconteçam”, disse.