Prefeito reinaugura escola em Águas Claras

31 de jul de 2007 - dev

Um clima de alegria e emoção marcou hoje (dia 27) a inauguração das novas instalações da Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça, no bairro de Águas Claras. Entusiasmado com a gratidão e o carinho manifestados pelos alunos, professores e funcionários da unidade, o prefeito João Henrique afirmou que a iniciativa faz parte da “revolução silenciosa” que vem sendo realizada na cidade desde o início da sua administração. “Temos feito muita coisa, menos gastar dinheiro público com propaganda”, ressaltou.

Esta revolução, de acordo com o prefeito, teve início com as mudanças implantadas no sistema de matrícula da rede municipal de ensino. “Encontramos um quadro deprimente. Mães dormindo nas filas, enfrentando madrugadas frias, para conseguir uma vaga na escola. Uma verdadeira ofensa à dignidade humana”, observou, ressaltando que a mesma situação era enfrentada nos postos de saúde.
“Encontramos também uma cidade com 20 assaltos a ônibus por dia e, mesmo a segurança pública não sendo da nossa responsabilidade, conseguimos reduzir este número pela metade e deveremos chegar a zero dentro de 12 meses, quando toda a frota de ônibus deverá estar dispondo de câmeras filmadoras”, enfatizou.

O prefeito lembrou ainda que, até o início da sua gestão, não havia serviço de emergência médica, o que obrigava a população carente a recorrer, nestas situações, ao carro do vizinho ou à viatura da Polícia Militar, correndo o risco de não haver combustível. Segundo João Henrique, a Prefeitura também aumentou de 2 mil para 22 mil o número de beneficiados com o programa de alfabetização de adultos, melhorou a qualidade da merenda escolar e ofereceu transporte gratuito às crianças das ilhas, possibilitando a estas estudarem no continente. “Eles querem que a gente faça em dois anos tudo que não fizeram em 16. E a gente tem feito. O fazer da gente é administrar com amor, é o que estamos fazendo aqui hoje, é dar educação e futuro às nossas crianças, é olhar para elas como se fossem nossos filhos”, encerrou o prefeito.

Herança maior

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, informou que a Prefeitura vai entregar mais cinco escolas em agosto (entre construídas e reformadas) e outras dezenas até o final de 2008. Ressaltou também que a atual gestão aumentou de duas para 45 o número de creches municipalizadas, nas quais são atendidas hoje cerca de 5 mil crianças de zero a três anos. Por fim, salientou que o prefeito João Henrique deixará ao final de 2008 a maior herança que um gestor público pode deixar: a do seu povo incluído no mundo do conhecimento.

De acordo com o secretário, a Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça funcionava até então em condições precárias num pequeno espaço cedido pela associação de moradores do bairro. Atendendo aos apelos da comunidade, a atual gestão alugou um imóvel onde funcionava uma escola particular localizado próximo à antiga escola e o adaptou às necessidades dos alunos, professores e funcionários. O novo espaço conta com salas maiores, mobiliário novo, quadra de esportes, laboratório de informática, depósito de merenda, cantina e refeitório.

A dona-de-casa Débora Campos, com dois filhos matriculados na escola, era uma das mais animadas durante a solenidade. “O prédio antigo não tinha nada. Só salas apertadas onde os alunos tinham que fazer rodízio para assistir aula. Agora sei que meus filhos vão ter uma educação de qualidade num espaço digno. Isso é motivo de muita alegria para nós”, afirmou. A escola conta atualmente com 850 alunos e oferece o ensino fundamental da 1ª à 4ª série, Telecurso de 5ª à 8ª série e alfabetização de adultos, os dois últimos no período noturno.