Prefeitura amplia aulas hospitalares

22 de fev de 2008 - dev

Nos dias 21 e 22 desse mês foram inauguradas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com o Instituto Criança Viva, mais duas escolas hospitalares na cidade. No Hospital João Batista Caribe, na Avenida Suburbana, e no Hospital Eládio Lasferre, em Cajazeiras, foram implantados novos centros de ensino, somando até agora 14 unidades no município. O objetivo do programa é atender crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que estão hospitalizados, oferecendo aulas no próprio hospital, a fim de não correrem o risco de terem o ano letivo comprometido.

Outra atividade do programa é o atendimento às crianças que por conta de seqüelas causadas por certas doenças ficam impossibilitadas de retornarem à escola, tendo aulas de segunda a sexta em suas residências.

Nas Escolas Hospitalares foram instaladas brinquedotecas, aulas de informática e artes, aprimorando o sistema de ensino e oferecendo um ambiente bastante agradável às crianças.

No total, já foram atendidos 8.531 pacientes, entre crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora e idealizadora do Programa Criança Viva, Veruska Andrade, a ação é uma importante ferramenta na recuperação do quadro clínico das crianças e adolescentes hospitalizados. “Os alunos da escola hospitalar têm a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais descontraídas e diversificadas”, explica.