Prefeitura cede 66 escolas para o TRE

29 de jun de 2006 - dev

Domingo (dia 1º) acontece a maior festa da democracia brasileira, quando milhões de pessoas vão às urnas escolher livremente seus representantes, na Presidência da República, Senado, Câmara Federal, governos estaduais e assembléias legislativas. A Prefeitura Municipal de Salvador, que adota o princípio da Participação Popular, está colaborando com a Justiça Eleitoral para garantir um pleito tranqüilo e seguro para os cidadãos de Salvador.

A Prefeitura cedeu ao Tribunal Regional Eleitoral 66 escolas municipais espalhadas por todos os bairros da cidade. As unidades da rede municipal de ensino servirão de locais de votação para os eleitores cadastrados nas 20 zonas eleitorais de Salvador.

Ao todo, votam em Salvador 1.657.559 eleitores. São residentes da cidade com idade acima dos 16 anos e inscritos na Justiça Eleitoral. O voto entre os 16 e 18 e acima dos 70 anos é facultativo. Na Bahia, 859 candidatos disputam o voto dos eleitores. São nove candidatos a governador, nove a senador, 252 a deputado federal e 589 a deputado estadual. As seções eleitorais abrem às 8 horas da manhã e fecham às 17 horas.

Segundo Cesaltina Lélis, porta-voz do TRE, a previsão é que a Justiça Eleitoral divulgue os resultados da apuração de votos para deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Estado por volta das 18h30. Os votos para presidente contabilizados na Bahia só serão divulgados às 20h30.

O TRE, ainda segundo sua porta-voz, vai instalar cinco telões para que a população possa acompanhar a apuração dos votos. Dois deles ficarão na sede do TRE no Centro Administrativo da Bahia. Um ficará no Farol da Barra, outro no Largo de Santana (Rio Vermelho) e o último na praça de alimentação do Shopping Aeroclube Plaza Show.