Prefeitura comemora Dia da Criança

09 de out de 2012 - dev

Alunos da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta terça-feira (9), do projeto “Criança no Parque”, realizado no Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas. A atividade faz parte da programação municipal em comemoração ao Dia da Criança, que conta também com apresentação de peça teatral, exibição de filme, oficinas e gincana estudantil.

O “Criança no Parque”, que acontece também nesta quarta-feira (10), conta com apresentações de judô, ginástica rítmica e fanfarra, além de oficinas e atividades esportivas e recreativas. “Este é um momento de interação entre nossos alunos onde, além de se divertirem, eles têm a oportunidade de apresentar para suas famílias todo o trabalho que têm realizado dentro das escolas”, afirmou Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult (Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer).

De acordo com Portela, o programa incentiva a prática esportiva entre os alunos, “porém de um modo lúdico e divertido”. “A nossa intenção é inserir essas crianças na prática esportiva, mas fazendo com que a atividade proporcione lazer para elas. E isso é o que estamos vivenciando aqui hoje”, completou. As atividades ocorrem das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

Teatro

Na programação voltada ao Dia da Criança, também tem estreia da 14ª montagem do Grupo de Teatro da Escola Municipal Zulmira Torres, às 9h30 e 14h30 desta quarta-feira (10). “O Lobo Mágico” é uma viagem ao universo das fábulas infantis, onde o Lobo e a clássica personagem Chapeuzinho Vermelho se encontram com os seres encantados do folclore: a Iara, o Saci, o Boto e a Caipora. A apresentação ocorre no auditório da escola.

Para composição da montagem, os alunos da educação infantil e do 1º ao 3º ano passaram por três meses de aula de canto e ensaios. O elenco é formado por cerca de 150 alunos, divididos em dois grupos, que contarão de forma divertida a história que destaca a importância do cuidado com o meio ambiente. Conforme sinopse, uma horta comunitária está ameaçada por invasores como as formigas, besouros e lesmas. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo se unem para salvar a horta e, para ajudar nesta missão, o Lobo usa de suas mágicas e faz aparecer seres encantados como a Iara, o Saci, o Boto e a Caipora.

No Dia da Criança (12), alunos da Escola Municipal Hercília Moreira, no Rio Vermelho, assistirão pela manhã à peça teatral Anacleto: o porquinho politicamente correto, do Grupo Palhaços do Rio Vermelho.

Cinema

Já o projeto Cinema na Praça – coordenado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) – exibirá também nesta quarta-feira (10), às 18 horas, o filme nacional “Uma Professora Muito Maluquinha”. A sessão acontece na Praça Thomé de Souza (Municipal) e, por ser ao ar livre, pode sofrer alterações em casos de mudanças climáticas. O filme conta a história de Catharina (Paola Oliveira), que retorna aos 18 anos à sua cidade natal para ensinar, após passar toda a infância e adolescência na cidade grande. O comportamento da professora causa estranheza aos moradores da cidade, que iniciam um movimento pela volta dos métodos tradicionais de ensino.

Parque da Cidade

Outra opção para comemorar a data é passar o dia no Parque da Cidade, o local – administrado pela Superintendência do Meio Ambiente – estará aberto das 8h às 17 horas, com programação especial voltada ao público infantil. No local, ocorrerão diversas atividades de lazer e esporte.