Prefeitura convoca 1.000 professores concursados no segundo semestre de 2006

15 de dez de 2006 - dev

A Prefeitura está convocando 670 professores concursados. Ainda no segundo semestre letivo de 2006, já tinham sido convocados 365 docentes. Segundo o secretário Ney Campello, trazer estes professores de forma gradativa para a sala de aula foi um compromisso firmado no início da gestão do prefeito João Henrique.

Antes do ingresso nas unidades escolares, os novos professores passam por um processo de capacitação. De acordo com o secretário, “esta ação garante a qualidade e eqüidade no processo de ensino e aprendizado voltado para os mais de 170.000 alunos do sistema municipal”.

Atualmente, cerca de 5.000 trabalhadores em educação lecionam na rede municipal. Deste total, 10% são estagiários ou têm contratação temporária. No ano letivo de 2007, com os novos professores já concursados e titulados lecionando, os estagiários e os funcionários temporários serão substituídos. Na medida em que a atual gestão encontrou a rede municipal de ensino com um grande déficit de professores, a solução emergencial foi colocar professores-substitutos em sala de aula.

Com a gradual política de valorização dos recursos humanos da Secretaria, através da contratação de professores concursados, os substitutos podem exercer a sua função, que é lecionar em casos de licença-prêmio ou licença-médica dos professores aprovados em concurso público.

A nomeação dos professores concursados tem sido também reivindicada pela representação dos docentes: a APLB/Sindicato.

Assim, a Prefeitura também cumpre a LDB (9.394/1996), que dita que todos os docentes do ensino fundamental devem ser graduados.