Prefeitura e MEC promovem a educação inclusiva- Seminário Direito à Diversidade- 05 a 09 de junho

08 de jun de 2006 - dev

A Secretaria de Educação Especial do MEC e a Secretaria Municipal da Eduicação e Cultura promoveram, entre os dias 05 e 09 de junho, no Hotel Belmar (Jardim de Alah), o III Seminário de Formação Para Gestores e Educadores. A ação integra o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Além dos professores da rede municipal de ensino de Salvador, docentes de 17 municípios baianos estão participando do encontro. Desde o início da atual gestão, em 2005, a SMEC vem promovendo uma série de ações visando capacitar os docentes à educação inclusiva.

A abertura foi realizada pelo secretário Ney Campello. Ele informou que nas instalações físicas das novas escolas inauguradas e reconstruídas serão incorporadas rampas e outros equipamentos que garantam a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. “Precisamos compreender que os nossos alunos não são iguais, formam um grupo heterogêneo. A prática educativa precisa contemplar todos os estudantes”, frisou.

Ana Cláudia Araújo, 32 anos, é professora da rede municipal de Jiquiriça. “No nosso município, temos muitos alunos com necessidades especiais, portadores de deficiências físicas e mentais. Entretanto, não estamos preparados a lidar com as diversas situações. Eles vão para a escola e não se sentem integrados”, afirmou.

Programação

O evento segue com orientações sobre marcos legais para a implantação de sistemas educacionais inclusivos; o processo de ensino-aprendizado direcionado a alunos surdos e cegos; a socialização de experiências exitosas; literatura inclusiva e outros debates.