Prefeitura e professores fecham acordo sobre o Plano de Cargos

04 de jun de 2014 - dev

A Prefeitura de Salvador e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Bahia (APLB) fecharam acordo após várias rodadas de negociação sobre o Plano de Cargos e Vencimentos (PCV). Além da revisão do plano, que deixou de ser exclusivo do magistério para ser estendido a todos os servidores da educação, a categoria aprovou o reajuste de 8,32% para professores e coordenadores.

“Mais uma vez o diálogo foi a melhor forma para solucionarmos as questões das categorias dos servidores públicos municipais. Essa foi mais uma demonstração do esforço que a administração tem feito para valorização destes profissionais, parte importante na educação dos jovens”, declarou o secretário de Gestão e presidente da mesa permanente, Alexandre Pauperio.

Na revisão do PCV da Educação ficou instituída a reserva de jornada de trabalho para todos os professores e a criação de gratificações como a dos coordenadores pedagógicos de 30%, equiparando o salário dos coordenadores com os professores; a de estímulo do aprimoramento variável entre 2,5% e 7,5%; a de incentivo a produtividade da gestão escolar de até 10% para os gestores escolares. Ficou mantida a gratificação de 50% para professores e coordenadores pedagógicos que exercem função de diretor e vice-diretor nas unidades escolares e dos órgãos da Secretaria de Educação (Smed).

O secretário da Smed, Jorge Khoury, destacou o esforço da Prefeitura para atender as demandas da categoria. “Nós entendemos que todo tipo de avanço que represente ganho e valorização do servidor é válido. Chegamos a um denominador comum que atendesse a demanda dos profissionais da educação e que estivesse de acordo com as condições orçamentárias e financeiras do Município”, afirmou.