Prefeitura e Unicef dão início às ações da Semana do Bebê 2018

24 de ago de 2018 - Jornalismo

Smed faz o concurso Bebê Show nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)

A base da vida. Esse é o mote da edição de 2018 da Semana do Bebê, celebrada na capital baiana entre 24 e 31 de agosto, que tem como tema o aleitamento materno. A Semana do Bebê é uma parceria entre a Prefeitura e o Unicef e, neste ano, tem como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar, mesmo em tempos de crises, e quebrar o ciclo de pobreza.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege de doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a Técnica de Saúde da Criança, Adriana Ferreira.

A abertura oficial da mobilização foi realizada nessa sexta-feira (24), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, localizado na praça Thomé de Souza. Durante a solenidade de abertura foi apresentado o edital do Prêmio de Boas Práticas em Aleitamento Materno para instituições públicas, privadas e comunitárias que atuam no município. (Leia mais)

Já no domingo (26), às 9h, centenas de mamães se reunirão no Parque da Cidade para um grande ‘Mamaço’. Durante o evento Mamando no Parque, rodas de conversas serão promovidas no intuito de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno. Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar palestras e distribuição de material educativo nos postos de Salvador para sensibilização sobre a importância da amamentação.

No Brasil, não há porcentagem de mães que acreditam que a amamentação deva ser deixada de lado. Dados da Pesquisa Global Lansinoh Sobre Amamentação 2017 revelam que a maioria das brasileiras (41%) acreditam que um bebê deva ser amamentado por um período de 6 a 12 meses e 33% amamentaram por esse período. Exceto por questões pontuais, a maior parte das mulheres pode e deve amamentar seu bebê por 2 anos ou mais, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais atividades – A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também participa da semana especial. A pasta dá início ao concurso Bebê Show nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que vai até a quinta-feira (30). O objetivo da ação é assegurar a atenção e os cuidados adequados aos bebês atendidos nas instituições de Educação Infantil, criando espaços de diálogos com as famílias sobre a importância do aleitamento materno, o incentivo às vacinas e a frequência no CMEI.

Para ser um bebê show, a criança deve estar com o cartão de vacina completo, o mais frequente no CMEI e mais novo. O bebê selecionado receberá um kit de presente contendo um creme dental; uma escova de dente; um repelente; uma colônia alfazema; uma escova de cabelo; uma toalha de banho; uma camiseta da Semana do Bebê e um organizador. As ações envolvem ainda a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e Secretaria de Política de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).