Prefeitura entrega escola reformada em Brotas

11 de dez de 2007 - dev

Será entregue, amanhã (12), à comunidade de Brotas, às 9 horas, a Escola Municipal Ruy de Lima Maltez. O colégio, localizado na Ladeira dos Galés, passou por reformas e tem capacidade para atender 360 alunos de Educação Infantil e Ciclo de Estudos Básicos (CEB). Desde 2005, já foram construídas na rede municipal de ensino seis escolas; quatro foram reconstruídas e 27 totalmente reformadas. De acordo com a União dos Municípios Brasileiros, somente 18% das cidades brasileiras atendem plenamente à demanda de Educação infantil (0 a 5 anos).

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, esta realidade começa a ser modificada com a implantação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, que destina recursos federais também para a Educação Infantil. “O país venceu o desafio da universalização do Ensino Fundamental (CEB à 8º série). Agora é o momento da expansão da Educação Infantil”, frisou..

Recentemente, foram municipalizadas também 45 creches administradas pelo governo estadual, através de um termo de compromisso assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, intermediado pelo Ministério Público.

A Prefeitura investe ainda nas parcerias com as escolas comunitárias tendo como meta a universalização da Educação Infantil. Cerca de 117 escolas comunitárias tiveram registro provisório de funcionamento de 16 meses, beneficiando milhares de alunos de Educação Infantil. A atual gestão municipal promoveu um aumento no repasse às escolas comunitárias da ordem de 20%, subindo de R$ 80,00 por aluno para R$ 96,00 por aluno. E, em 2008, também será oferecida alimentação escolar para todas as escolas comunitárias devidamente regularizadas no Conselho Municipal de Educação (CME).

Escola reformada

A Escola Municipal Ruy de Lima Maltez tem capacidade para 360 alunos, possuindo 8 salas de aula. A solenidade de entrega da escola reformada à comunidade contará com as presenças do prefeito João Henrique e do secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva. Durante o evento, ocorrerão apresentações dos corais das escolas Joir Brasileiro e Ruy de Lima Maltez.