Prefeitura entrega mais duas unidades de ensino reformadas na Federação

20 de out de 2015 - Jornalismo

Apresentações culturais, agradecimentos e muita felicidade marcaram os alunos da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (20), com a reinauguração de duas unidades escolares completamente recuperadas pela Prefeitura: a Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, no Vale das Muriçocas, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nova Esperança, na Rua Miguel Lemos. Ambas no bairro da Federação. As cerimônias contaram com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, de autoridades e a comunidade escolar.

Além da alegria pela requalificação, alunos e professores também receberam a notícia de que as unidades deverão ser ampliadas. No caso da Iacy Vaz Fagundes, um dos andares do prédio que abrigava atividades da Fundação José Silveira já está sendo ocupado por turmas do Grupo III, de acordo com a diretora da unidade, Silvana Souza, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade. Lúcio Vaz, filho da homenageada que foi uma das grandes lutadoras dos diretos das crianças na comunidade do Vale das Muriçocas fala emocionado: “Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de recuperar a escola. Minha mãe está no céu feliz e agradecida por isso”.

Já para o CMEI Nova Esperança foi determinado à Smed a avaliação do terreno vizinho e elaboração do projeto de ampliação da unidade de ensino. A medida possibilitará futuramente o aumento do número de vagas na Educação Infantil e, assim, atender à demanda da localidade conhecida também como Binóculo. “Escola não se faz apenas com as paredes, mas também com professores de qualidade para atender os alunos. Quando chegamos no CMEI em 2007, não tínhamos um centavo de verba federal e a equipe docente, em conjunto com a comunidade, não deixou faltar uma única ação. Agradeço a todos pelo esforço e lembro a todos os alunos que a escola é de vocês”, salientou a diretora Noélia Calmon.

O prefeito ACM Neto fez questão de ressaltar que a educação é prioridade no município e as mudanças que estão acontecendo em Salvador já são sentidas em outras cidades do estado. “Para fazer todas essas ações é necessário dois elementos: decidir e fazer, ou seja, decidir ampliar a educação em Salvador e fazer com que isso seja uma plataforma de governo”, completou.

O secretário Guilherme Bellintani aproveitou para agradecer o empenho de todos os educadores na que ele considera “uma verdadeira revolução na educação da cidade”, com ações realizadas dentro do Programa Combinado, dentre elas a recuperação da rede física escolar. “São 88 reformas e 12 construções de escolas, num total de 100 unidades de ensino que serão entregues até o fim deste ano pela Prefeitura. Além disso, vamos iniciar ainda em 2015 a construção de 31 creches e de outras 13 escolas, no próximo ano serão reformadas 50 escolas, totalizando ao final de 2016 cerca de 50% da rede física reformada, reconstruída ou construída pela administração municipal”.

Foto: Agência Haack