Prefeitura implanta NOVO PSE (Novo Programa de Saúde Na Escola)

07 de abr de 2005 - dev

Prefeitura implanta NOVO PSE (Novo Programa de Saúde Na Escola)

O Novo PSE terá seu início em três escolas da rede pública municipal onde serão desenvolvidos projetos-pilotos. A inauguração será realizada na Escola Abrigo do Povo, na Liberdade, no dia 12 de abril, às 8 horas. Profissionais estarão sendo capacitados no decorrer desse primeiro semestre para ampliação do programa e cobertura no Centro Histórico. As ações médicas clínicas e pediátricas estão sendo repensadas e serão inseridas nas escolas que iniciaram as ações de saúde bucal também com um novo modelo assistencial baseado nos princípios da autonomia dos indivíduos sobre sua saúde e sua própria vida.

O Programa Saúde na Escola iniciou-se em 2001 com um modelo de prática tradicional de atenção médica e odontológica individual aos alunos da rede pública municipal de ensino. Sua concepção estava baseada nas práticas sanitárias das décadas de 50 e 60, onde uma Unidade Móvel era instalada nos espaços escolares para oferecer assistência médica e odontológica curativa, ainda que com alguns componentes considerados “preventivos” e “educativos” isolados e não articulados com a rotina escolar e com os professores das unidades de ensino.

A Unidades Móveis eram instaladas na escola sem obedecer o perfil epidemiológico da unidade de ensino. Esta permanência por um curto período de tempo não multiplicava as práticas educativas e promotoras de saúde para que a própria escola fosse capaz de desenvolvê-la sem a presença dos profissionais de saúde e sua equipe.

No caso da saúde bucal, em nenhuma das escolas já cobertas pelo PSE em gestões anteriores se manteve nenhuma prática de escovação supervisionada realizada pelos professores ou por líderes de classe junto aos alunos da escola, sequer atividades educativas sobre saúde bucal vinculadas aos conteúdos de disciplinas afins. Além disso, problemas relacionados à manutenção dos equipamentos no ano de 2003 impossibilitaram inclusive a realização das ações curativas clássicas.

Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reiniciar as ações de saúde bucal através de um trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Educação. A escolha das primeiras escolas beneficiadas obedeceu o perfil epidemiológico da cidade no que se refere à saúde bucal. Estudo de base populacional realizado em Salvador em 2002 indicou que os distritos sanitários com as maiores prevalências de cárie aos 12 e aos 15 anos (faixas-etárias índices para a Organização Mundial de Saúde) são Brotas, Itapoã, Liberdade e Centro Histórico.

Além disso, os cirurgiões-dentistas, atendentes de consultório dentário e técnicos de higiene dental (que formam a equipe de saúde bucal da escola) foram capacitados para a mudança das práticas no ambiente escolar segundo alguns princípios básicos, como a ênfase na articulação com os professores para formação de multiplicadores em saúde e a adoção de práticas educativas junto às famílias dos alunos contando com a realização de oficinas periódicas, especialmente com os pais das crianças consideradas com maiores riscos.

Na Escola Abrigo Filhos do Povo ocorrerá uma inauguração simbólica, já que desde o dia 30 de março o Novo PSE já é executado na unidade escolar.