Prefeitura inaugura CMEI Helio Vianna em Nova Constituinte

26 de ago de 2015 - Jornalismo

Um grande sonho dos moradores do bairro de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário, foi transformado em realidade pela Prefeitura com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Helio Vianna, na manhã desta quarta-feira (26). A nova unidade de ensino de tempo integral funcionará na Rua do Congo e vai atender a 150 crianças de 0 a 5 anos, com investimento de cerca de R$1,8 milhões, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A cerimônia contou com a bênção do padre Luis Simões e a presença de familiares do homenageado, como os filhos Rosário Magalhães e Paulo Vianna, e os netos Renata, Camilo, Paula, Fernanda e o prefeito ACM Neto.

“Fico muito feliz em ver meu pai sendo homenageado nesta unidade de ensino, que é um espaço de aprendizagem e atividades da comunidade. Meu pai foi um homem íntegro, honesto, que dedicou a vida profissional a servir à população como auditor fiscal e como professor de Matemática na rede estadual. Além disso, deixou essa herança de valores sólidos e a importância da educação na nossa formação, ele sempre foi muito exigente nesse sentido e isso contribui para que a homenagem seja justa”, ressaltou Rosário Magalhães, que também é presidente da ONG Parque Social.

Acompanhado da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário da Smed, Guilherme Bellintani, demais autoridades e a população, o prefeito ressaltou que a homenagem ao avô não vem apenas do coração, mas também da razão pela história que Helio Vianna construiu na vida pública. “Resolvi escolher ainda Nova Constituinte para fazer essa referência devido ao carinho com que fomos recebidos pela comunidade. Além de ter sido a primeira localidade visitada pela nova gestão em 2013, também será o primeira a receber o programa Morar Melhor, que vai possibilitar a melhoria na infraestrutura das casas em situação precária”, complementou ACM Neto.

O secretário Guilherme Bellintani afirmou que, quando se constrói uma escola em uma área carente, é uma forma de dizer que a educação se faz com elementos concretos e transformadores. Ele ainda anunciou a ampliação de 130 para 150 o número de vagas na unidade, com a transformação da sala multiuso em espaço de aula. “Cada sala de aula terá TV, DVD e minibiblioteca e, assim, vamos possibilitar atender a mais famílias de baixa renda nessa área tão necessitada”, adicionou.

Estrutura e agradecimento – O CMEI Helio Vianna conta com nove salas – incluindo as de professores, além de refeitório, cozinha, lavanderia, parquinho, banheiros (adulto e infantil) e área de recreação. O novo equipamento faz parte do plano de ação, previsto pelo Programa Combinado, que pretende dobrar o número de vagas para alunos de 0 a 5 anos na rede municipal de ensino até 2016.

Para a empregada doméstica Jucilene Araújo Silva, de 33 anos e mãe de Joadson, de 2 anos, a unidade de ensino vai possibilitar uma melhoria na vida dela e de outras famílias. “Eu mesma estou desempregada e agora vou ter onde deixar meu filho para procurar emprego. A estrutura está ótima, foi uma medida excelente”, relatou.

A opinião é compartilhada pela babá Tamires Inácio, de 23 anos e mãe de Cauã, de 3 anos. “Aqui na comunidade estava precisando de uma escola dessas, tanto para as crianças quanto para as mães. Tem muita gente que não pode pagar uma creche e acaba ficando sem trabalhar para tomar conta do filho. Eu mesma pagava muito caro por uma creche ou para alguém tomar conta de Cauã. É uma antiga reivindicação que está sendo atendida agora”, finalizou.

Homenageado – O engenheiro, professor e auditor fiscal Helio de Oliveira Vianna nasceu em Salvador em 25 de janeiro de 1923. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) e professor de Matemática da rede estadual, além de presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia. Já como auditor fiscal, exerceu a função de Assessor Especial da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) e foi responsável pela Diretoria de Informação, Controle e Orientação da pasta. Faleceu em Salvador no dia 29/1/2003, aos 80 anos.