Prefeitura inaugura mais uma escola e anuncia obras em 180 unidades

03 de ago de 2011 - dev

O prefeito João Henrique, ao lado do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Bacelar, entregou à comunidade de Sussuarana a Escola Municipal Edite Dantas, na manhã desta quarta-feira (3), e anunciou intervenções em mais 180 unidades educacionais da rede municipal. “Essa escola é um sonho de todos os moradores do bairro de Sussuarana e sua importância consiste não apenas em alfabetizar, mas também em ensinar as crianças a lutarem por seus diretos, conhecendo as atribuições de cada esfera governamental”, atestou o prefeito.

A Escola Edite Dantas já está em atividade desde o último mês de abril e tem capacidade para atender 200 alunos nos turnos matutino e vespertino, com turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano. A diretora da unidade, Leila Menezes, pontuou que o objetivo da rede e dos professores é proporcionar às crianças uma educação voltada para o estímulo à cidadania. “A nossa proposta é atuar com carinho e competência para promover aos nossos alunos desenvolvimento intelectual e pessoal, de modo a formar cidadãos conscientes que possam colaborar com o crescimento da nossa cidade”, destacou.

Durante a solenidade, João Henrique anunciou que serão entregues neste mês de agosto mais quatro escolas totalmente reformadas nos bairros de Cajazeiras, Colinas de Periperi, Barbalho e Lobato, e que outras 88 estão em fase de recuperação. Também foi informado de que a Secult está em fase final do processo de licitação para a reforma de mais 30 escolas, e que a secretaria está firmando um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) com o Ministério Público para a recuperação de mais 150 unidades.

O secretário Bacelar pontuou algumas ações realizadas pela prefeitura municipal desde 2005 que promoveram avanços significativos na educação municipal, como a melhoria da merenda escolar, promoção de atividades lúdicas e esportivas, reformas e ampliação das unidades de ensino. Bacelar também lembrou que, neste ano de 2011, a Prefeitura Municipal concedeu aos professores um dos maiores reajustes salariais do país (19,8%), que possibilitou um acumulado de mais de 64%, desde 2005.