Prefeitura inaugura nova Escola Capistrano de Abreu

11 de maio de 2007 - dev

A Prefeitura inaugurou no dia 11 de maio, no Alto do Saldanha, em Brotas, a nova Escola Capistrano de Abreu. O novo estabelecimento de ensino tem capacidade para atender 400 alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O colégio conta com duas áreas de lazer e laboratório de informática. Desde o início da atual administração municipal, já foram inauguradas sete escolas; reconstruídas dez unidades de ensino e 13 unidades foram reformadas e ampliadas

A antiga Escola Capistrano de Abreu, fundada há mais de 50 anos em local próximo à nova escola, funcionava num espaço não apropriado para o ambiente de ensino e aprendizado. -A mudança para este local totalmente adequado para o funcionamento de uma escola é uma antiga reivindicação da comunidade. Encaminhamos em 2005 um abaixo assinado à SMEC e nosso pleito foi atendido, comemorou a diretora da escola, Risélia de Deus.

No seu discurso, o prefeito João Henrique pontuou algumas realizações da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, como a Matrícula Informatizada Social, que extinguiu as filas da matrícula; o recorde nacional na alfabetização de jovens e adultos em 2006 e a oferta de uma das melhores merendas do Brasil. O prefeito também frisou que a população sabe que a atual gestão governa para todos.

Já o secretário Ney Campello conclamou a comunidade local a preservar o novo espaço de ensino. Ele ainda enfatizou que um dos nortes desta gestão é a qualificação do corpo docente. -Até 2004, a rede municipal,de ensino contava com 1.200 professores temporários e 600 estagiários, de um total de 5.000 professores. Pois desde 2005 a Prefeitura já convocou mais de 1.500 professores concursados, todos com diploma universitário, frisou.

Prestigiaram a inauguração da nova Escola Capistrano de Abreu o secretário municipal de Comunicação Social, Jair Mendonça, o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva, os vereadores Virgílio Pacheco, Olívia Santana, Reginaldo Oliveira e Everaldo Augusto e o ex-vereador Pedro Godinho.

Biografia

João Capistrano Honório de Abreu nasceu em Maranguape (CE), em 25 de outubro de 1853. Em Fortaleza, foi um dos fundadores da Academia Francesa. Dentre suas obras, destaca-se O Descobrimento do Brasil e seu Desenvolvimento no Século XVI. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, mas recusou-se a tomar posse. Abreu dedicou-se ao estudo da história colonial brasileira e elaborou uma teoria de literatura nacional baseada em conceitos como clima, terra e raça.