Prefeitura inaugurou I Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura

21 de nov de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Desde ontem (20), alunos da rede municipal têm à disposição o Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura Mário Gusmão. Localizado na Avenida Amaralina, nº 16, trata-se do primeiro centro do município destinado ao aprendizado através das artes. A meta da Prefeitura é contar com dezessete Centros até o final desta gestão. A solenidade de inauguração, realizada às 16 horas, contou com as presenças do prefeito João Henrique e da secretária municipal de Educação e Cultura, Olívia Santana.

Em seu discurso, o presidente da Fundação Gregório de Matos, Paulo Lima, lembrou que “para libertar uma coletividade é preciso conjugar cultura e educação. Estamos começando um processo que fará uma grande diferença na formação das crianças e jovens”.

Já o prefeito João Henrique enfatizou que “este é um espaço para os alunos e posteriormente também será aberto à população. Inaugurações como está mostram que a Secretaria Municipal da Educação e Cultura está em perfeita sintonia com a insígnia da participação popular”.

O Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura Mário Gusmão é um local onde crianças, jovens e adultos estarão interagindo e vivenciando a tolerância através de atividades musicais, dança, teatro, poesia, literatura e artes visuais. O Centro conta também com um laboratório de informática. A Caixa Econômica Federal doou à Prefeitura vinte terminais de computadores.

A programação da inauguração contou com apresentações artísticas de alunos e grupos culturais da cidade.

Trajetória de Mário Gusmão

No Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura prestou uma homenagem a Mário Gusmão, primeiro negro formado pela Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Ele atuou em 16 filmes, 10 novelas e 23 peças, trabalhando ao lado de atores como Othon Bastos, Nilda Spencer, Carlos Petrovich e Lázaro Ramos. Além de uma intensa atividade artística na vida profissional, Mário Gusmão se dedicou a manifestações populares de grande relevância e impacto, participando do movimento negro e da formação dos mais tradicionais blocos afros de Salvador, como Ilê Aiyê, Olodum, Muzenza e Badauê

No seu discurso, a secretária Olívia Santana pontuou que esta administração tem tida a reparação como uma de suas marcas. Ela citou o fato de quatro negros atualmente serem titulares de pastas na administração municipal. “Os negros não são melhores nem piores do que os outros. Somos parte integrante da sociedade. E por isso a sociedade precisa saber aprender a conviver com negros no poder”.