Prefeitura inicia construção de Creche Primeiro Passo em Canabrava

26 de maio de 2017 - Publicidade

Um sonho antigo dos moradores do bairro de Canabrava começa a ser realizado a partir desta sexta-feira (26), com a construção da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo na Rua Simone Machado, s/n, na comunidade de Três Mangueiras. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis, da titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Paloma Modesto, demais gestores e autoridades municipais, lideranças comunitárias e população.

Na ocasião, o prefeito salientou que, nas visitas feitas a Canabrava, foi identificado um sentimento de urgência dos moradores pela creche. “É uma obra de extrema importância tanto para os pais, que vão ter um lugar para deixar os filhos com segurança para ir trabalhar, quanto para as crianças, que vão poder iniciar o aprendizado mais cedo.”

ACM Neto também pontuou que a creche deverá ser entregue ainda este ano aos moradores e destacou que a Prefeitura tem colocado a Educação como prioridade em Salvador. Um exemplo disso é o esforço em dobrar o número de vagas de 20 mil para 40 mil em apenas quatro anos.

Novidade – Além da Creche e Pré-escola Primeiro Passo e da Praça da Juventude, em fase de construção na Rua Artêmio Valente, Canabrava deverá receber mais um importante equipamento para os cidadãos. Com recursos federais, por meio do Ministério dos Esportes, Salvador deverá ter uma pista de atletismo profissional, a ser instalada em um terreno próximo ao Estádio Manoel Barradas. A novidade foi anunciada pelo prefeito, que destacou a importância do equipamento para o estímulo ao esporte na capital baiana.

“Caso o Ministério dos Esportes atenda ao nosso pedido, esta pista de atletismo, somada à piscina olímpica a ser instalada na cidade, deverá ajudar a identificar e estimular o surgimento de atletas de alto nível em Salvador. Além disso, o uso não será restrito apenas aos atletas, mas também a todos os cidadãos”, completou ACM Neto. Os recursos são de R$9 milhões e todo o processo está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

Estrutura e investimento – Orçada em R$ 2,5 milhões, a unidade terá dez salas de aula, com capacidade de atender até 250 alunos. Seguindo o mesmo padrão das escolas entregues pelo município desde 2013, o projeto prevê ainda a construção de quatro sanitários: masculino, feminino, professores e para pessoas com deficiência. Além disso, a estrutura contará com refeitório, cozinha, depósito de merenda, lavanderia, área de serviço, parquinho, pátio externo, sala de professores, secretaria e diretoria.

A escola é mais uma unidade construída em razão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2015 entre a Prefeitura e os shoppings de Salvador. A medida é uma contrapartida à autorização municipal que liberou a cobrança de estacionamento nos centros de compras da capital. O acordo prevê a construção de unidades de ensino até setembro de 2017.

Fonte: Secom