Prefeitura inicia construção de creches em Vila Mar e São Marcos

20 de jan de 2016 - Jornalismo

 

A instalação dos tijolinhos azuis marcaram o início da realização de um sonho dos moradores do Loteamento Vila Mar, em Nova Brasília, e do bairro de São Marcos, em ter uma unidade escolar que atenda às crianças de 0 a 5 anos das localidades. As ordens de serviço para início imediato das obras de construção das creches e pré-escolas Primeiro Passo foram assinadas pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Educação, Guilherme Bellintani, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (20) nos terrenos onde estão sendo construídos os imóveis.

O prefeito ressaltou o esforço da Prefeitura em realizar ações que melhorem a vida da população em todos os bairros de Salvador, mesmo com a crise que assola o país. Na área da Educação, por exemplo, foram investidos em 2015 cerca de R$120 milhões de reais a mais do que o exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Somente com o programa Salvador Bairro a Bairro, estamos realizando mais de mil intervenções em toda a cidade. No caso das creches e pré-escolas Primeiro Passo, a intenção é melhorar não apenas a vida das crianças, que terão assistência integral com direito a quatro refeições por dia, como também das famílias, que terão onde deixar os filhos com segurança para poder trabalhar”, salientou, ao relatar também que, até o fim deste ano, todas as crianças de 0 a 5 anos terão acesso à rede municipal de ensino.

20_01_16_Pref ACM Neto_Primeiro Passo_São Marcos_foto Valter Pontes_AGECOM11

De acordo com o secretário Bellintani, a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, que foi a primeira a ter a construção iniciada, será entregue antes do prazo. “A estimativa é de que a obra durasse pelo menos seis meses. No entanto, a creche será entregue em quatro meses e meio e esse esforço foi fruto do entendimento de que as crianças de 0 a 5 anos da cidade precisam urgentemente de Educação”.

Mais vagas – A construção das Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo integra o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Serão construídas 31 unidades até o fim de 2016 e, com a ampliação, o segmento de educação infantil contará com 40 mil vagas. O investimento de R$ 100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana.

As novas creches e pré-escolas Primeiro Passo terão capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens.

 

20_01_16_Pref ACM Neto_Primeiro Passo Vila Mar_foto Valter Pontes_AGECOM13