Prefeitura inicia reconstrução da Escola Cristo Rei, em Boca da Mata

03 de abr de 2017 - Jornalismo

As chuvas que caíram na manhã desta segunda-feira (3) em Salvador demonstraram ainda mais a situação precária da Escola Municipal Cristo Rei, em Boca da Mata: goteiras e alagamentos assustavam alunos, professores e funcionários da unidade escolar, que possuía estrutura em pré-moldado já bastante desgastada pelo tempo. A situação já parte do passado, desde novembro de 2016 os alunos estão tendo aulas em um prédio alugado, e nesta segunda-feira (3), o prefeito ACM Neto autorizou o início da demolição do imóvel e assinou a ordem de serviço para início imediato das obras de reconstrução da escola no mesmo local, na Via Coletora B.

A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; da subsecretária municipal da Educação, Rafaella Pondé; demais autoridades e comunidade escolar. A reconstrução da Cristo Rei faz parte das comemorações pelo aniversário de 468 anos de Salvador e a nova estrutura está prevista para ser entregue em oito meses.

O prefeito lembrou que, em 2013, havia 42 unidades de ensino em pré-moldado que, devido à situação, apresentavam risco à comunidade escolar. Neste momento, quase todas elas deram lugar a novas estruturas promovidas pela administração municipal. “No lugar dessas escolas antigas estão surgindo unidades confortáveis, seguras, modernas e que vão, de fato, permitir que a missão educacional possa acontecer em sua plenitude. Os filhos de pessoas mais pobres têm o mesmo direito de estudar em escolas com o mesmo padrão das que estudam os filhos de pessoas mais ricas. Por isso está sendo feito o maior investimento em recuperação da rede física escolar na cidade”, destacou.

2017-04-03_Prefeito ACM Neto_Demolio Escola Cristo Rei_Boca da Mata_Foto Max Haack_Secom PMS 33

Prefeito ACM Neto asssina ordem de serviço para reconstrução da escola junto a diretora Genivalda Araújo (à esq.) e a subsecretária Rafaella Pondé.

A diretora da Cristo Rei, Genivalda Araújo, salientou a ansiedade pela construção da nova unidade escolar. “Estamos muito felizes com essa iniciativa. Aguardamos, daqui a alguns meses, estarmos aqui novamente com um novo prédio para presentear a comunidade com uma escola digna, onde os filhos estarão estudando com segurança e em um ambiente muito mais agradável.” Enquanto as obras são realizadas, as aulas acontecem em um imóvel alugado pela Prefeitura no bairro vizinho de Águas Claras. Nesse período, os alunos contam com transporte gratuito até o local.

Com investimento na ordem de R$2,1 milhões, a nova Escola Municipal Cristo Rei contará com dez salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, sala de reunião, quatro sanitários – sendo um deles para pessoas com necessidades especiais, playground e cozinha, dentre outros ambientes.