Prefeitura já iniciou processo de matrícula para ano letivo 2014

07 de jan de 2014 - dev

Este ano, mais de 170 mil alunos deverão ser matriculados na rede municipal de ensino, o que representa um incremento de 30 mil novos estudantes em relação a 2013. O processo de matrícula, iniciado ontem (6), foi apresentado oficialmente hoje (7) pela manhã em entrevista coletiva concedida pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, na sede da pasta, em Brotas. Segundo o secretário, a Prefeitura está realizando os esforços para que todas as unidades de ensino estejam prontas para o início das aulas, antecipado para o dia 27 de janeiro, em função dos eventos esportivos marcados para este ano para Salvador.

“Estamos trabalhando inclusive nos fins de semana para que as 431 escolas do município estejam em condições mínimas de manutenção limpeza, cozinha e funcionamento das redes elétrica e hidráulica para receber o aluno, que também terá garantido o fardamento e o material escolar. Nos casos em que os problemas na estrutura da escola exigirem intervenções de maior porte, a secretaria poderá alugar um imóvel para que a unidade funcione provisoriamente até o final da obra e os estudantes não sejam prejudicados”, afirmou o secretário.

Das 170 mil vagas, cerca de 110 mil matrículas são renovação de alunos da rede de municipal de ensino. As demais são para novos estudantes. De acordo com o calendário, na segunda-feira foram realizadas as matrículas para escolas comunitárias. Hoje, estão sendo efetivados os alunos da educação infantil. Na quarta-feira (8), será a vez dos alunos do 1º ano.

Os estudantes do 2º e 3º anos poderão se matricular na quinta-feira (9), enquanto os dos 4º e 5º deverão garantir sua efetivação na rede municipal de ensino nos dias 10 e 13. No dia 14, será realizada a matrícula para estudantes do 6º ao 9º ano. Já no dia 15, a secretaria finaliza o processo de matrículas de 2014, com os alunos do Programa de Educação para Jovens e Adultos.

Com o objetivo de facilitar a localização de vagas em escolas próximas às residências dos alunos, a Prefeitura garante o acesso ao mapa de matrículas via internet. Desta forma, os pais ou responsáveis podem visualizar as vagas disponíveis através da pagina: www.educacao2.salvador.ba.gov.br/mapadigital/mapa.php. “Quem tiver dificuldade em ter acesso à internet, pode se dirigir à escola municipal mais perto de sua casa e pedir à gestora auxílio para essa busca”, diz o secretário de Educação.

Khoury destacou que a Prefeitura vem investindo fortemente para elevar a qualidade da educação do município com ações como recuperação física de unidades, construção de novas instalações, além da abertura de escolas em tempo integral e programas para valorização de docentes. Como resultado desses investimentos, atualmente 14 escolas estão em reforma, 80 serão demolidas e reconstruídas e outras 15 serão construídas.

Iniciado na atual gestão, O Programa Aluno em Tempo Integral começou em três unidades e foi ampliado para um total de dez, localizadas estrategicamente em áreas de população de baixa renda como Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Liberdade, Vale das Pedrinhas, Uruguai, Nova Brasília de Itapuã, entre outras.