Prefeitura lança programa para prática esportiva nas escolas

02 de out de 2015 - Jornalismo

Em encontro que reuniu professores de Educação Física das escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Salvador lançou, na manhã desta quinta-feira ( 1º ), o Programa de Educação Esportiva. A ação tem início através de uma parceria com o Projeto Gibi – Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil, da Liga Brasileira de Basquetebol Master (LBBM), que oferecerá cursos de capacitação aos docentes em relação ao ensino do esporte.

Durante o evento, o secretário municipal da Educação ( Smed ) destacou a necessidade de ampliar o acesso às práticas esportivas nas escolas municipais. “O nosso objetivo é oferecer aos nossos alunos o máximo de modalidades esportivas possíveis. A gente sabe dos benefícios, também em aspecto de inclusão social, da prática esportiva e estamos trabalhando no sentido de, além de ampliar o acesso e capacitar os nossos professores, melhorar também a estrutura física da rede, oferecendo melhores espaços para essa prática”, afirmou.

O secretário falou ainda sobre os novos Centros de Educação Integral (CEIs), que ofertarão atividades esportivas e artísticas à alunos da rede em horário oposto das aulas. “A implantação desses centros é uma das grandes propostas do Programa Combinado. As obras já estão em andamento e a nossa previsão é a de que o funcionamento tenha início ainda durante o próximo ano”, garantiu.

O diretor de Esporte e Lazer para o Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Téo Senna, agradeceu o empenho da Smed para implantação do programa. O presidente da Federação Master de Basquetebol da Bahia (FMBB) e coordenador do Projeto Gibi no Estado, Gilson Trindade, disse que a iniciativa municipal favorece a quebra da monocultura do futebol.

“Estamos muito felizes em perceber a sensibilidade da secretaria municipal de Educação no sentido de perceber que é preciso romper a barreira do futebol, que é um belo esporte, mas que deve ser compreendido como mais um esporte. Nós, do Basquete, contribuiremos de forma muito comprometida com este programa e estaremos na torcida para que o município alcance os resultados estabelecidos”, disse. Além de Trindade, também participaram do evento o supervisor técnico do Projeto Gibi, Israel Andrade; e Danilo Castro, coordenador do projeto em São Paulo.