Prefeitura lança projeto Mais Mulheres Negras nas Universidades

31 de mar de 2014 - dev

O ingresso de mulheres negras nas universidades com 100% de financiamento e início do pagamento após a conclusão do curso é o foco do programa Mais Mulheres Negras na Universidade, que foi lançado na tarde desta segunda-feira (31), na Fundação Visconde de Cairu, nos Barris, em cerimônia que contou com a presença da vice-prefeita Célia Sacramento e de representantes da instituição de ensino. A iniciativa é uma parceria entre a Cairu e o Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e criado em 2005 com o objetivo de promover a educação entre mulheres negras.

Segundo Rose Rozendo, assessora de Fomento e Autonomia Econômica do Fiema, a iniciativa visa auxiliar as mulheres que completaram o segundo grau e querem ingressar no ensino superior, mas têm dificuldades de entrar numa universidade pública e na privada por falta de recursos. “Queremos estimular essas mulheres a retornar às salas de aula, proporcionando assim uma ascensão social, pois para nós é importantíssimo promover a elas uma alternativa de elevar sua graduação”, afirmou.

As mulheres aprovadas nos vestibulares, que serão agendados a cada 35 inscritas nos cursos de graduação plena e tecnológica disponibilizados, poderão iniciar os estudos já no segundo semestre de 2014. Os cursos oferecidos são Administração, Ciência Contábil, Pedagogia e Serviço Social, além de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Gestão de recursos humanos e tecnólogo em gestão comercial, todos com isenção de taxa de inscrição e de matrícula.