Prefeitura leva Pronasci às escolas municipais

29 de jul de 2009 - dev

Nesta quarta-feira (29), representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal participaram do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que tem como objetivo diminuir a violência na capital e interior do estado da Bahia. A intenção é desenvolver ações sociais para valorizar as comunidades.

Para o prefeito de Salvador, João Henrique, ações como essas são bastante importantes para fortalecer os trabalhos realizados pelos gestores da cidade na erradicação da violência. “Todos têm um papel importante, mas acima de tudo a educação precisa estar apta para contribuir na conscientização dos cidadãos”, afirma o prefeito, reforçando a participação da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) na implantação do programa em Salvador.

Os estudantes da Escola Municipal Alexandrina Santos Pitta também estiveram presentes e conheceram os projetos do Pronasci. “Na minha escola eu tenho certeza que estou livre da violência do meu bairro, pois lá além de estudar muito eu posso exercitar e conhecer diversos esportes”, afirma o estudante, Marcos Figueiredo.

A unidade de ensino faz parte do projeto Esporte e Lazer que promove aulas de esportes como o futebol, futsal, basquete e vôlei para os alunos. “Nós incentivamos em todos a cidadania e o aprendizado de como o próximo deve ser respeitado. Além de tudo, eles aprendem a trabalhar em equipe e obedecer regras e isso os afasta da violência”, explica o professor de educação física, Valter de Jesus.

Inicialmente, o Pronasci será levado a oito escolas da rede, entre as quais, a Alexandrina Santos Pitta, Maria da Conceição Santana Imbassahy, Municipal de Paripe e Brigadeiro Eduardo Gomes, beneficiando estudantes e a comunidade local. O trabalho será realizado pela Coordenação de Esporte e Lazer da Secult.