Prefeitura promove 2ª Semana do Bebê Soteropolitano

03 de nov de 2014 - dev

A Prefeitura, através das secretarias da Saúde (SMS), Educação (Smed) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), promove a 2ª Semana do Bebê Soteropolitano. A programação, que prossegue até o sábado (8), teve a cerimônia de abertura realizada na manhã desta segunda-feira (3), no auditório do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Nazaré, com um seminário voltado para profissionais da área da saúde.

Com apoio da Unicef, as ações da campanha são multidisciplinares e têm por objetivo desenvolver ações de responsabilidade e cuidado com a primeira infância no município. Durante a semana, serão realizadas atividades educativas com rodas de conversa nas unidades de saúde municipais sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, prevenção de acidentes domésticos e cuidados básicos. As gestantes, por sua vez, receberão das equipes multidisciplinares esclarecimentos sobre a importância do teste do pezinho até o sétimo dia de vida do recém-nascido.

Também serão realizados dois mutirões para o teste do olhinho em crianças de 0 a 3 meses. A primeira acontece durante toda esta segunda-feira (3), no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana, localizado na Avenida Dom João VI, 275, Brotas (em frente ao Hospital Evangélico). Uma das presentes, Eliana Borges, mãe da Ana Luiza, de 15 dias, destaca a importância dos exames para a filha. “É nos primeiros dias que muitos problemas podem ser detectados, então precisamos nos preocupar antes”.

Já o oftalmologista pediátrico Murilo Barreto Souza afirma que o teste é rápido e indolor. “É uma espécie de triagem que pode diagnosticar dificuldades o desenvolvimento da visão como possível catarata congênita, tumores, glaucomas. Tem sido muito raro a incidência desses problemas, porém, caso seja identificado, o bebê é encaminhado para realizações de exames mais sofisticados”, esclarece.

Já na quinta-feira (6), o procedimento será oferecido na Maternidade Albert Sabin, das 8h às 13h. Para realizar o exame, é necessário que o responsável esteja portando a carteira de saúde da criança, bem como, o cartão SUS da mãe.
Creas – Durante a semana, a Semps irá promover palestras e orientações sobre violação dos direitos da criança nos centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), sempre a partir das 9h. Na unidade do Bonocô, a atividade acontecerá na terça-feira (4).

No dia seguinte (5), a equipe técnica estará no Creas Sete Portas e, na quinta-feira (6), as ações serão desenvolvidas no Creas São Gonçalo. Na sexta-feira (7), das 13h às 17h, haverá uma ciranda reflexiva do Fórum Baiano de Educação Infantil, quando será abordado o tema “Atuação do Creas em casos de violação de direitos envolvendo crianças”, no auditório da Faculdade de Educação da Ufba, no Vale do Canela.

O encerramento da programação será no sábado (8), das 9h às 16h, com um encontro lúdico com bebês na Praça do Campo Grande, além de atividades recreativas e vacinação contra a poliomielite. No local, haverá também um estande do Creas para orientações e divulgação do serviço.