Prefeitura promove campanha de incentivo à leitura

06 de mar de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura promove no ano letivo de 2006 uma campanha de incentivo à prática da leitura. Este foi o tema principal da jornada pedagógica deste ano. Realizada tradicionalmente antes do começo do ano letivo, que teve início no dia 13 de fevereiro, a jornada define prioridades pedagógicas que são colocadas em prática durante o decorrer do ano.

Uma das vertentes da campanha que foi tema de debates na jornada pedagógica é “o desafio da leitura e escrita na era da tecnologia”. Ainda em 2006, todas as bibliotecas instaladas em unidades da rede municipal de ensino contarão com terminais de computadores conectados à internet.

A rede municipal de ensino conta atualmente com 56 bibliotecas escolares e 75 salas de leitura. Desde o início da atual administração, em 2005, foram implantadas nove bibliotecas escolares. A fim de melhorar a qualidade de atendimento das bibliotecas, foram convocados para o ano letivo de 2006, vinte e cinco bibliotecários aprovados em concurso público.

Outra atividade que já está sendo realizada em 2006 é o Proletramento. Trata-se de um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental que visa uma maior qualidade de aprendizagem de leitura/escrita e Matemática.

“O desenvolvimento do hábito da leitura desde a infância é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para a sua formação como ser humano”, avalia o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

Uma das ações da Secretaria que leva cultura para as crianças da rede é o projeto Caminhos da Arte, desenvolvido desde 2005. Através deste projeto, milhares de alunos da rede municipal já assistiram apresentações teatrais e musicais. Neste ano, tendo como norte o incentivo á leitura, serão exploradas ações como recitais de poesias e atividades transversais que possam agregar música, teatro e leitura.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura já promove, em parceria com o Instituto Newton Rique, uma campanha de incentivo à leitura. Atualmente o programa assiste cerca de 250 crianças do Instituto Municipal de educação José Arapiraca (Imeja), localizado na Boca do Rio e na Escola Epaminondas Hebert de Castro, em Pernambués. A meta é que este programa venha a atingir, até 2007, 1.000 crianças.