Prefeitura promove Parada do Livro 2014

23 de out de 2014 - dev

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (de 23 a 29 de outubro), uma ação conjunta entre a Prefeitura, universidades, instituições e grupos promoverá a Parada do Livro 2014, que acontece no próximo dia 24, das 8h30 às 16h, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. O evento coordenado pelo Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca de Salvador (PMLLB) vai levar livros, poesia, leitura, sarau e música para a população.

A ação visa assegurar a democratização do acesso ao livro, além de valorizar a leitura e fortalecer a criação, produção e mediação literária, que é relevante para o desenvolvimento intelectual do Município. Para a realização do evento no Campo Grande, empresas, instituições e pessoas físicas podem doar livros que estejam em bom estado de conservação até o dia 22, das 9h às 16h, na Biblioteca Central da Ufba, no Campus Ondina. As doações devem ser feitas nas seguintes áreas temáticas: Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Baiana, Literatura Nacional, Literatura da Cultura Popular; Literatura Internacional, Literatura Jurídica, Literatura Técnica e Científica, Literatura das Artes, Literatura para Vestibular.

Um dos coordenadores da ação, o escritor Valdeck de Jesus Almeida explica como será a Parada do Livro no Campo Grande. “Haverá distribuição de exemplares prioritariamente para as crianças e adolescentes, mas a estimativa é que aqueles que participam sejam presenteados também”, conta. Na ocasião, serão disponibilizados também estandes com informações sobre autores baianos, apresentados por mediadores de leitura e bibliotecários, além dos próprios autores, que também estarão presentes e disponíveis para falar com o público. Nomes como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Castro Alves, Gregório de Matos, Antonio Vieira e Antônio Cedraz também serão homenageados”, completa o escritor.

A Parada do Livro 2014 conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Salvador (Unifacs), Rede Emredando, o Projeto Fala Escritor, Sarau da Onça e a União Baiana de Escritores, dentre outras instituições.