Prefeitura realiza curso para manipuladores de alimentos da rede escolar municipal

09 de jun de 2016 - Jornalismo

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizou nesta quarta-feira (08), na Escola Municipal Nossa Senhora das Mercês, no bairro Mercês, o curso de formação para manipuladores de alimentos, ou seja, merendeiras das escolas municipais de Salvador. Entre os assuntos abordados estão relações interpessoais; higiene e segurança laboral; hortas escolares; dicas de gastronomia; alimentação na promoção da saúde e primeiros socorros.

Pela manhã, participaram os profissionais dos bairros Itapuã, Orla, Pirajá, Subúrbio I e II e à tarde, os do Cabula, São Caetano, Cajazeiras, Centro, Liberdade e Cidade Baixa. As palestras da formação foram ministradas por profissionais como psicólogo, educador físico, técnico em segurança do trabalho, engenheiro agrônomo, nutricionista e chefe de cozinha.

O evento foi patrocinado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia, Universidade de Salvador (Unifacs), Arroz Emoções e Brasfrut. “Estamos oferendo esse curso para mostrar, por exemplo, como ter hortas dentro da própria escola”, esclareceu a nutricionista da Smed, Roberta Nonato.

“É importante para nós aprendermos a nos relacionar melhor com os alunos e também com os pais. A merendeira não é só quem faz o lanche dos alunos, mas também quem interage com eles. Temos uma aproximação com os alunos, algumas vezes até mesmo maior que os professores, então, com esse curso, nós absorvemos mais conhecimento para benefício deles”, justificou a merendeira Selma de Oliveira Lisboa.

08_06_2016_Curso de Manipulação de Alimentos_SMED_Esc. Nossa Sra das Mercês_Foto_Tiago Barros_Agecom (32)