Prefeitura reinaugura duas unidades escolares em Salvador

27 de fev de 2012 - dev

O ano letivo começou com novidades e muita comemoração para mais de 500 alunos da rede municipal de ensino. Isso porque a Prefeitura Municipal do Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), reinaugurou duas unidades de ensino nesta segunda–feira (27), o Centro Municipal de Educação Infantil Baronesa de Sauipe, na Ribeira, e a Escola Municipal União Caridade e Abrigo, na Boca do Rio. A animação ficou por conta do coral de professores do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja).

“Meu filho estudava em escola particular, mas como não tive condições financeira de mantê-lo, resolvi matricular aqui, pois tem toda a estrutura de uma rede particular. Não deixa a desejar em nada”, declarou Michele Mercês, mãe do aluno do grupo 4 do CMEI Baronesa de Sauipe, Gustavo Mercês.

O CMEI Baronesa de Sauípe, que tem capacidade para atender 250 crianças da Educação Infantil, possui cinco salas de aula, diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de leitura, cozinha, refeitório, depósitos de alimentação escolar, material de limpeza e acervo didático, quadra esportiva, auditório, área de lazer descoberta, além de sanitários para alunos de educação infantil e rampas de acesso para portadores de necessidades especiais.

A diretora do CMEI Baronesa de Sauipe, Selymara Freitas, agradeceu ao secretário João Carlos Bacelar as reformas que foram feitas na unidade. “Agradeço ao secretário pela sensibilidade em proporcionar o atendimento às reivindicações e a devolução desse ambiente tão importante para a população itapegipana”, destacou a gestora.

AVANÇOS – O titular da Secult destacou que a prefeitura do Salvador concedeu o maio piso salarial do país para os professores da rede municipal de ensino, tendo um reajuste de 19,84%, e que já foram convocados 900 novos professores aprovados no concurso de 2010. “Eu e o prefeito João Henrique estamos fazendo de tudo para que todas as crianças tenham a mesma oportunidade educacional. Estamos construindo a base para que todas as crianças tenham acesso ao mesmo padrão de qualidade na educação”, assegurou Bacelar.

O titular da Secult também ressaltou que em 2011 foram reformadas 60 escolas e construídas quatro novas unidades e em 2012, serão construídas 15 novas escolas. Além disso, atualmente, 69 escolas estão sendo reformadas e a recuperação de 138 será iniciada ainda esta semana. O órgão também prepara a licitação para requalificação de outras 61 unidades.

“Essa reforma significa crescimento, o cantinho da leitura, a sala de informática e o espaço de lazer vão ajudar muito na alfabetização das nossas crianças”, comemorou a diretora da Municipal União Caridade e Abrigo, Mateuza Lima. Para a aluna do grupo 6 da Municipal União, Caridade e Abrigo, Stephani dos Santos, a escola está muito melhor. “Cheguei hoje e encontrei a minha escola em festa e diferente. Muito melhor assim”, comemorou a aluna.

A Municipal União Caridade e Abrigo tem a capacidade de atender 300 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola possui quatro salas, sala de diretoria, sala dos professores, laboratório de informática, cantinho de leitura, cozinha, refeitório, depósitos de alimentação escola, material de limpeza e didático, quadra esportiva, área de lazer descoberta, além de sanitários adequados para alunos da Educação Infantil e rampas de acesso.