Prefeitura reinaugurou a Escola Carlos Batalha

15 de mar de 2007 - dev

Pedro Castro Filho

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura reinaugurou hoje (13), às 9 horas, a Escola Municipal Engenheiro Carlos Batalha, situada na Rua da Alegria, 514, em Boa Vista de São Caetano. O evento contou com a presença do prefeito João Henrique, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal do Salvador, Valdenor Cardoso, vereadores e representantes da comunidade. A rede municipal conta com 365 escolas. Nesta gestão, já foram inauguradas 06 escolas, 04 foram reinauguradas (reconstruídas) e 13 reformadas e ampliadas. No dia 29 de março, será inaugurada a Escola Municipal Pracatum, no Candeal.

A Escola Municipal Carlos Batalha tem capacidade para 305 alunos, possui 5 (cinco) salas de aula, sala dos professores, diretoria, secretaria, biblioteca, cantina, área de lazer e atendimento psicológico através de duas voluntárias, além de laboratório de informática dotado de “centro de produção de aula multimídia”.

”Contamos com a única rede pública de educação do país onde todas as unidades são dotadas de conexão via internet. E agora utilizamos os computadores como ferramenta educacional, através da instalação de programas que viabilizam as aulas multimídia”, frisou o secretário Ney Campello.

Segundo o prefeito João Henrique, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Batalha (originalmente inaugurada em 1967), assim como nas demais unidades do sistema municipal de ensino, as filas para matrícula eram intermináveis e varavam as madrugadas. “Hoje, com a informatização do processo, as matrículas são realizadas em 15 minutos, pois precisamos respeitar o cidadão”, frisou.

João Henrique também anunciou que, atendendo a uma reivindicação da comunidade de Boa Vista de São Caetano,será construído um posto de saúde no local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de São Caetano, Samuel Nonato, a comunidade agradece ao prefeito “pela reforma da Escola Municipal Helena Magalhães; a implantação dos redutores de velocidade; a reinauguração da escola Engenheiro Carlos Batalha e a recente circulação dos micro-ônibus na área”.

Homenagem a Carlos Batalha

A atual “cara” da cidade do Salvador tem as impressões digitais do Engenheiro Carlos Batalha. Nascido em 31 de julho de 1914, em Salvador, formou-se em Arquitetura e Engenharia Civil pela Escola Politécnica da UFBa. Foi o responsável por diversas obras na capital baiana, tais como o Ginásio Antonio Balbino; Teatro Castro Alves; Vila Olímpica; Túnel Américo Simas; Palácio de Ondina; expansão da orla de Salvador; urbanização do Dique do Tororó e Clube Recreativo Espanhol, dentre outras.

Foi diretor da Navegação Baiana; diretor da Companhia das Docas da Bahia – projetando a expansão do Cais de Salvador; secretário de Obras do Estado da Bahia e consultor técnico do então presidente Juscelino Kubitscheck na construção de Brasília, dentre outros cargos.

O filho de Carlos Batalha, e chefe do cerimonial da Prefeitura, Sílvio Batalha, esteve representando a família no evento. “Carlos Batalha passava diversos finais de semana nesta comunidade ajudando a população, inclusive com a doação de materiais de construção. Sua atuação foi fundamental para a construção original desta escola. Daí, a comunidade decidiu homenageá-lo, denominando o colégio como Escola Carlos Batalha”, afirmou.