Prefeitura renova convênio de incentivo à leitura

15 de ago de 2005 - dev

O prefeito João Henrique e a secretária Olívia Santana renovaram nesta segunda-feira (dia 15), o convênio de cooperação técnica, educacional e cultural, da Prefeitura com o Instituto Newton Rique, no programa de Incentivo da Leitura em Sala de Aula. O programa contribui para a formação do hábito de ler de alunos nas escolas da rede municipal, através de ações que aumentam o rendimento escolar, reduzem a evasão e a repetência de estudantes. A assinatura da parceria ocorreu hoje durante a abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, promovida pelo Shopping Iguatemi e o Instituto Newton Rique.

Durante seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da leitura na formação de um cidadão. “Não vejo o hábito da leitura como um simples ato de abrir um livro, mas sim de abrir o mundo. Abrir o mundo da criança, do jovem, de quem quiser, na idade que quiser, para o que deve ser permitido, acessível para todos: o conhecimento. É a partir daí que flui a imaginação, a motivação, os sonhos e a construção dos desafios”, afirmou.

De acordo com o presidente do Instituto, Reinaldo Rique, a instituição trabalha em sete pilares e o primeiro deles é a literatura. A meta, segundo ele, é construir uma cultura da leitura na formação do cidadão, dando oportunidade a pessoas carentes de descobrir o prazer de ler. Atualmente o programa assiste cerca de 250 crianças do Imeja (Boca do Rio) e da escola Epaminondas Herbert de Castro (Pernambués). A pretensão do presidente do Instituto Newton Rique é estender o programa para mil crianças até o próximo ano.

O convênio também promove a formação de professores leitores multiplicadores, o aprimoramento do desempenho deles na sala de aula, a ampliação do repertório de leitura, além de interagir as atividades com a família dos alunos. Nesse aspecto, o prefeito destacou o papel fundamental que o professor desempenha no sentido de estimular a leitura nos alunos. “Podemos gostar de um livro, como podemos não gostar. Podemos nos concentrar em um e não gostar nem do primeiro parágrafo do outro. Podemos passar uma noite inteira sem querer apagar a luz e não parar de ler. Aí que vem o ponto que considero o mais difícil, e o mais nobre dos educadores, verdadeiros missionários, que trabalham na implantação de hábitos e disciplina. Convencer cada um que vale a pena seguir em frente, virar a página e ir até o fim”, avaliou.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) atua diretamente na parceria. Segundo a secretária Olívia Santana, a Prefeitura também projeta ampliar o convênio para outras escolas. Após a abertura do evento, o prefeito fez uma breve visita aos estandes que foram montados no Shopping, com mostras de ações sociais. A exposição faz parte da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e permanece até o próximo sábado.

O evento promove também, até quinta-feira (dia 18), palestras sobre as 8 metas do milênio, definidas pela ONU. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Fundação Cidade-Mãe, participa da exposição com a exibição de peças feitas pelas crianças assistidas nos programas da fundação e com a divulgação dos projetos. “Mudando acima de tudo o nosso eu interior, os nossos valores, pela educação, cultura, leitura, pelo conhecimento, poderemos contribuir no alcance das metas do milênio. Queremos que os nossos jovens fiquem cada vez mais cultos, preparados para enfrentar esses novos desafios”, concluiu o prefeito.