Prefeituráveis apresentam proposta sobre Educação ao CME

30 de ago de 2012 - dev

Os seis candidatos à prefeitura de Salvador vão participar de um encontro com o Conselho Municipal de Educação (CME). No evento, que está marcado para o dia 12 de setembro, às 8h30, no Othon Palace Hotel, os candidatos vão apresentar suas propostas para a área. O CME quer ouvir a opinião deles sobre diversos assuntos, dentre eles, o papel do conselho e a urgente necessidade de reformulação do Plano Municipal de Educação.

Outros assuntos que serão abordados são a articulação entre as esferas federal, estadual e municipal; a ampliação da oferta de Educação Infantil; educação em tempo integral; orçamento para educação; infraestrutura da rede física das escolas; valorização dos profissionais da Educação; erradicação do analfabetismo e articulação entre Educação e Cultura.

“O conselho deseja ouvir sobre as intenções dos candidatos diante dos grandes desafios que cercam o cenário educacional. Salvador possui um Plano de Educação elaborado em 2007 e 2008 com a participação de profissionais da área de Educação e por uma significativa parcela da população. Mas este plano precisa, urgentemente, passar por reformulações considerando as mudanças na legislação educacional e as novas demandas da população em relação à oferta da educação, com qualidade, para as nossas crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam as instituições de ensino”, destacou Joelice Braga, presidente do CME.

Todas as instituições que atuam na área da educação em nosso Município nos dois níveis da Educação: Básica e Superior foram convidadas pelo CME. Serão cerca de 300 participantes que ouvirão as propostas daqueles que pretendem conduzir os rumos da nossa cidade, principalmente, os que afetam direta ou indiretamente o direito do cidadão e da cidadã soteropolitanos a uma educação digna dos seus anseios.

No início do mês, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), entregou aos candidatos a carta aberta “Contribuição da Secult para o Debate sobre a situação e perspectivas da Educação Básica em Salvador”. O documento é composto por um conjunto de propostas estruturadoras de um processo de melhoria continua para Educação Básica de Salvador.