Premiação do concurso Futuro da Água será realizado quarta-feira

17 de out de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), o Jornal A Tarde, a Embasa e a Ferbasa (Cia. de Ferro Ligas da Bahia) realizarão, no dia 18 de outubro, a Premiação do Concurso de Desenho e Redação “O Futuro da Água”. O evento será realizado às 9 horas, no anfiteatro Dorival Caymmi, Parque da Cidade.

O objetivo do projeto é incentivar a criatividade e refletir sobre o futuro da água e do meio ambiente. As cinco melhores redações de cada categoria e desenhos serão publicadas no jornal A Tarde, sendo que os primeiros colocados serão premiados com um computador. Para a escolha dos ganhadores foi formada uma comissão de professores, pedagogos, psicólogos e jornalistas, que avaliaram as redações e os desenhos. A comissão se baseou nos critérios de ineditismo, criatividade, poder de síntese e correção lingüística.

Para conscientizar os estudantes sobre a importância dos recursos hídricos, foram realizadas palestras em 11 escolas da rede pública municipal. A primeira palestra aconteceu no dia 4 de setembro, na Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, em Pirajá.

A palestrante Suely Pereira, assistente social da Embasa, explicou aos alunos como preservar e conservar a água e como este elemento está distribuído no Brasil e no mundo. Para as estudantes Mayane Souza Silva e Rute Soledade, respectivamente 13 e 14 anos, cursando a 7ª série do Ensino Fundamental, sem água o ser humano não existiria, porque até as suas células precisam deste bem precioso. “Devemos cuidar da água hoje para preservarmos o futuro”, ensina Rute.

As duas garotas moram próximo à Barragem do Cobre, assim como a maior parte dos seus colegas. A barragem já foi responsável pelo abastecimento de água de Salvador, mas devido a poluição e a ações do homem, encontra-se desativada.

Segundo o secretário municipal da educação e cultura, Ney Campello, o projeto “Futuro da Água” tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de se preservar os recursos hídricos e o meio ambiente de maneira geral. “Explicar aos estudantes de maneira didática sobre a importância da preservação ambiental, enriquece a todos porque passam a se sentir inseridos no processo de conservação. Esta é a concepção de uma Cidade Educadora que ensina e que aprende, compreendendo que esta educação deve extrapolar os muros das escolas.”, ressalta.