Prêmio Edson Mattos – Minha Escola é Tudo de Bom. Prefeito homenageará projetos de conservação das escolas

29 de nov de 2006 - dev

Pedro Castro Filho

A solenidade de premiação do “Prêmio Edson Mattos- Minha Escola é Tudo de Bom” será realizada no dia 30 de novembro, às 14:30, no Teatro da Escola Parque, situado na Rua Saldanha Marinho, nº 134, Caixa D´Água. O Projeto Minha Escola é Tudo de Bom, iniciado no começo deste ano letivo, tem como objetivo premiar as escolas que obtiverem maior êxito nas ações de conservação do seu espaço físico, e, assim, estimular a cultura da preservação do patrimônio público. Desde o início de 2005, já foram construídas, reconstruídas ou totalmente reformadas 21 escolas na rede municipal de ensino. Diariamente a Coordenadoria de Estruturação da Rede Física Escolar executa intervenções e obras nas escolas. Entretanto, ainda existem alguns casos de vandalismo.

“O objetivo deste concurso é incentivar a conservação das escolas na medida em que as comunidades estão envolvidas na defesa e preservação do patrimônio, que é público. Também é uma aula de cidadania para os nossos alunos “, pontuou o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello. O concurso envolve diretores, professores, funcionários de escolas, pais e alunos.

Cada escola elaborou um Plano de Trabalho, que diagnosticou as suas necessidades e principais dificuldades para a preservação do patrimônio escolar. Nos planos, foram definidos objetivos e metas prioritárias, metodologia de trabalho e formas de articulação com instituições, como associações de moradores, igrejas e clubes de mães.

A cerimônia de premiação das 10 escolas vencedoras e distribuição de troféus a cada uma das 53 unidades da rede municipal de ensino participantes do concurso contará com as presenças do prefeito João Henrique e do secretário Ney Campello. As escolas vencedoras ganharão R$ 16.000,00 cada, para a aquisição de equipamentos, e as respectivas associações comunitárias serão premiadas com um computador e uma impressora.

Foram realizadas ações como criação de mini-horta, construção de canteiros, exibição do filme “Cuida Bem de Mim”, jornalzinho Maria Quitéria, entrega de cartilhas à comunidade sobre a preservação do meio ambiente e realização de palestras. O projeto foi organizado em parceria com os pais dos estudantes.