Prêmio SESI Qualidade da Educação inscreve escolas públicas

22 de dez de 2009 - dev

Escolas da rede pública de todo o país podem se inscrever no Prêmio Sesi Qualidade da Educação até o dia 14 de fevereiro de 2010. As unidades serão analisadas e reconhecidas com base na prática pedagógica, gestão escolar, ambiente educativo e resultados de aprendizagem, com a finalidade de buscar estratégias para estabelecer a melhoria permanente no sentido de uma educação de qualidade para o Brasil.

Para se inscrever é necessário que a escola tenha cadastro no censo escolar e acesse o site www.sesi.org.br/premioeducacao. Todas as escolas classificadas serão convidadas para o evento de premiação, que vai acontecer em Brasília, em outubro de 2010. Cada unidade de ensino escolherá um representante para comparecer à solenidade. As despesas com estada e passagens para o evento de premiação e a viagem internacional para visitar uma instituição referência serão custeadas pelo SESI/Departamento Nacional.

Nesta edição o concurso será separado nas categorias escolas públicas (categoria I), privadas (categoria II) e da Rede Serviço Social da Indústria (Sesi) de Educação (categoria III). Ao todo serão selecionadas cinco escolas da rede pública. O primeiro colocado de cada categoria receberá o prêmio de R$ 20 mil. Além do prêmio em dinheiro, cada instituição poderá enviar um representante para conhecer de perto uma ação educativa considerada referência no exterior.

O prêmio

O Sesi Qualidade da Educação se insere no movimento de estímulo às escolas para que elas realizem autoavaliação e reflexão sobre as práticas educativas e de gestão desenvolvidas na escola, tornando-se responsável pelo próprio desenvolvimento e qualidade da educação. A proposta é que a escola seja co-responsável pelo processo de ensino e de aprendizagem. Além disso, as escolas serão referências em qualidade educacional.