Primeira corrida rústica das escolas municipais

13 de nov de 2008 - dev

Na próxima sexta-feira, dia 14, será realizada a primeira corrida rústica das escolas municipais da Boca do Rio. O evento é promovido pelo Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

O trabalho vem tendo grande receptividade entre os alunos que participaram durante todo ano de torneios, festivais, encontros e treinamentos. De acordo com a SMEC essas atividades têm contribuído significativamente na redução do índice de estudantes da rede municipal que abandonam os estudos durante o ano letivo.

“A prática esportiva é um grande atrativo para estas crianças que, em sua maioria, não têm condições de participar de atividades recreativas fora da escola. O esporte é bem-estar, saúde, espírito solidário, companheirismo. O esporte ensina princípios para a vida em sociedade e para o sucesso pessoal e profissional porque ensina a ganhar e a perder, a cair e a levantar e também ajudar outros a se levantarem”, declara o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares.

A coordenadora do programa, Ivone Portela, destaca a importância desse tipo de atividade: “Graças ao trabalho desenvolvido pela SMEC,milhares de alunos da periferia de Salvador estão tendo acesso a uma série de atividades desportivas durante todo ano. O esporte se transformou num instrumento de inclusão na Rede Municipal de Ensino”.

A corrida começa às 8 horas e terá participação de estudantes de quatro escolas, divididos em categorias de 10 a 12 anos e 13 a 15 anos, masculino e feminino. O percurso será de 2km e a largada será em frente às Lojas Americanas, no Aeroclube, com chegada nas quadras da Boca do Rio, após a Casa Espetáculo (antiga sede do Bahia). O evento tem caráter experimental com o objetivo de, em 2009, fazer uma prova aberta para alunos de toda Rede Municipal, oferecendo novas práticas para os alunos matriculados nas escolas do município.

Ginástica – Várias alunas dos núcleos de Ginástica da SMEC participaram do V Torneio Integração de Ginástica Rítmica – Tapete Mágico, promovido pela Federação Baiana de Ginástica e realizado no Colégio Sacramentinas, no Garcia.

O evento reuniu representantes de 17 entidades de Salvador, totalizando 647 ginastas de cinco a 16 anos. A atração especial foi Marcela Menezes, revelada pelo Torneio, que hoje integra a equipe Brasileira de Ginástica e esteve nas Olimpíadas de Pequim.

As escolas municipais participantes foram: Creche Adalgisa Souza Pinto, Comunitária Bom Juá, Senhor do Bonfim, Ricardo Pereira, Nossa Senhora dos Anjos,CSU Mangueira e Hildete Bahia.