Primeira etapa da matrícula garante vaga para 5,5 mil crianças

14 de jan de 2015 - dev

A primeira etapa da matrícula para Educação Infantil da rede municipal de ensino de Salvador garantiu vaga para 5.550 crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade. A distribuição de vagas foi apresentada nesta quarta-feira (14) pela Secretaria Municipal da Educação (SMED). A lista completa dos contemplados está disponível no site www.educacao.salvador.ba.gov.br e para consultar, basta o número de inscrição da matrícula ou nome completo e data de nascimento da criança.

A rede ainda tem outras 8.974 vagas disponíveis. Para concorrer, os pais ou responsáveis devem participar da segunda etapa do processo de matrícula. A inscrição para a segunda etapa da matrícula será realizada de 27 a 30 de janeiro em todas as escolas da rede municipal de ensino. Quem não foi contemplado, mas fez a inscrição na primeira etapa, também precisa ir a uma das 426 escolas atualizar as opções, já que as escolas escolhidas inicialmente podem não ter mais vagas disponíveis.

Já a confirmação da matrícula das crianças que tiveram a vaga garantida na primeira etapa deve ser confirmada de 16 a 23 de janeiro na escola onde a criança irá estudar. A inscrição que não for confirmada será automaticamente cancelada. No ato da confirmação da matrícula também será necessário comprovar com documentos e laudos médicos as prioridades declaradas na inscrição. São consideradas prioridades crianças com necessidades especiais, beneficiárias do programa Bolsa Família e com irmão gêmeo concorrendo no mesmo processo.

Assim como na primeira etapa, as vagas serão distribuídas começando pelo grupo de crianças que atende ao maior número de critérios de prioridade até chegar ao grupo que não atende nenhum dos critérios. A distribuição de vagas será realizada por unidade de ensino e quando o número de vagas ofertadas é maior do que o número de crianças inscritas que atendem a todos os três critérios, todas serão contempladas e passaremos ao próximo grupo de crianças. Enquanto a oferta de vagas for maior do que a demanda, todas as crianças serão atendidas, no caso em que a oferta for menor do que a demanda, será realizado um novo sorteio, no dia 4 de fevereiro.

Matrícula 2015 – Os novos critérios de prioridade e sorteio, quando necessário, foram implantados com o objetivo de dar mais transparência ao ingresso das crianças na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A medida permitirá que a SMED aprimore ainda mais o planejamento da expansão da sua oferta de vagas e a redução das mais de três mil vagas ociosas.

O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não será alterado. As inscrições serão iniciadas no dia 20 de janeiro e a previsão é que sejam matriculados 48 mil novos alunos e 124 mil renovem suas inscrições.

Confira o cronograma:

Confirmação da matrícula da Educação Infantil – 1ª Etapa 16/01/2015 a 23/01/2015 – Escola que a criança foi contemplada

Alunos novos para o 1º Ano de Escolarização do Ensino Fundamental I – 20 /01/2015 – Qualquer Escola Municipal

Alunos novos dos 2º e 3º Anos de Escolarização – 21/01/2015 – Qualquer Escola Municipal

Alunos novos dos 4º e 5º Anos de Escolarização – 22/01/2015 – Qualquer Escola Municipal

Alunos novos de 6º ao 9º Ano de Escolarização – 23 e 26/01/2015 – Qualquer Escola Municipal

Inscrição da matrícula da Educação Infantil – 2ª Etapa – 27/01/2015 a 30/01/2015 – Qualquer Escola Municipal

Alunos novos da Educação de Jovens e Adultos – 27/01/2015 – Qualquer Escola Municipal

Recolhimento e Devolução dos Documentos às Unidades Escolares pelas CRE – 28 a 30/01/2015 – Unidades Escolares e Equipes Coordenações Regionais de Ensino (CREs)

Resultado do Processo Seletivo de Educação Infantil – 2ª Etapa – 04/02/2015 – Local a ser divulgado

Confirmação da matrícula de educação infantil – 2ª Etapa – 06/02/2015 a 20/02/2015 – Escola que a criança foi contemplada

*Para assistir ao vídeo explicativo sobre os critérios para o preenchimento das vagas da educação infantil é só acessar www.youtube.com/watch?v=bM5tDyKVZzE