Primeira fase da Copa Dente de Leite

25 de out de 2010 - dev

A manhã primaveril de sábado serviu de pano de fundo para o início dos jogos da primeira fase da Copa Dente de Leite, organizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL). A competição reunirá 32 equipes com cerca de 1500 garotos, de 12 a 14 anos, residentes nos diversos bairros de Salvador, e os jogos acontecem no Campo da Pronaica Cajazeiras e no campo da Boca do Rio, sempre a partir das 8h. Trata-se de mais uma forma de incentivo à prática de atividades esportivas para os jovens soteropolitanos.

O secretário Carlos Soares se manifestou sobre a importância da Copa Dente de Leite para a cidade, pois, além de dar mais oportunidades aos jovens, promove a socialização, deixando de lado a possibilidade do envolvimento com a violência e com as drogas. “Como gestor da pasta, afirmo o apoio e o empenho que a Secult tem com a retomada desta proposta. Precisamos que a garotada se envolva mais com as atividades desportivas, pois o esporte é saúde e lazer”, pontuou.

“Após sete anos sem a realização da Copa Dente de Leite na cidade do Salvador, a volta dos jogos proporciona a confraternização das equipes, aproximando as comunidades de diferentes bairros e possibilitando aos jovens o desenvolvimento psicossocial e motor, através da prática esportiva. Esses garotos servirão de exemplo para muitos outros”, declarou Edmilson Bombinho, Coordenador de Esportes do município.

A duração do campeonato é de três meses e a grande final está programada para o dia 13 de novembro. Até lá, os jogos acontecerão sob a responsabilidade da Secult que disponibilizará campos, uniformes, bolas, água mineral e até transportes em situações pontuais de deslocamento de equipes. Aluno da rede municipal de ensino tem prioridade em ser selecionado para a competição, que também é aberta aos jovens residentes nos bairros e subúrbio. A propósito, o campo de Periperi, com capacidade para três mil pessoas, atualmente em reforma de vestuários e arquibancadas, em breve será liberado para a Copa Dente de Leite.

Conforme Edmilson Bombinho, o objetivo principal da Copa Dente de Leite é “de formar cidadão, trabalhar a saúde e integração social. Se revelar algum atleta será ótimo. Um garoto nutre sempre a esperança de ser um grande jogador”, ressaltou, acrescentando ter sido “uma ótima iniciativa do prefeito João Henrique e do Secretário Carlos Soares, retomar o projeto tocado por profissionais dedicados, abnegados, que trabalham com o esporte amador com prazer”.

O esporte disciplina

Para o ex-goleiro do Bahia, Emerson Ferreti, o resgate da Copa Dente de Leite estimula jovens que, muitas vezes, não têm acesso ao esporte. Ainda segundo ele, as competições devem se fortalecer cada vez mais nos próximos anos. O presidente da Associação de Garantia do Atleta Profissional (AGAP), Hugo Aparecido, afirmou estar satisfeito em ver tantos profissionais envolvidos na causa e saber que a Prefeitura incentiva e resgata a prática esportiva.

“O esporte disciplina os jovens e faz com que eles aprendam a seguir as regras”, disse Edson Nascimento, presidente da Liga de Futebol de Salvador, que espera a cada ano ver o esporte mais fortalecido no município e possibilitando a chegada de novos talentos de representatividade para o futebol. “A Secult faz um gol de placa em trazer novamente a Copa para a cidade. O intuito é preservar e ajudar o desenvolvimento dos jovens, oportunizando momentos de lazer”, finalizou Nascimento.