Primeiro Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura de Salvador completa um ano

21 de nov de 2006 - dev

O Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura Mário Gusmão completa, em novembro, Mês da Consciência Negra, o seu primeiro ano de atividades artísticas, educativas e culturais. Como culminância da semana de comemoração do seu aniversário, bem como da militância pela Consciência Negra, será realizado, no dia 23 de novembro de 2006, uma grande mostra de arte e de capoeira visando apresentar às famílias e à comunidade os produtos artísticos construídos, ao longo do ano, pelas crianças atendidas no CEART. O evento, aberto à comunidade, visa atingir cerca de 400 participantes, entre crianças, professores, familiares, escolas e comunidade local.

O Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura Mário Gusmão é uma unidade da Secretaria Municipal da Educação e Cultura que atende estudantes de escolas públicas municipais, oferecendo espaços de criação e expressão artística voltada para o exercício da cidadania. As crianças atendidas participam de duas oficinas artísticas, no turno oposto às atividades escolares, como: teatro, dança, música, artes visuais, e leitura e produção de textos, além disso, todos os alunos participam de aulas de informática.

A comemoração do seu primeiro aniversário tem uma abordagem educativa por tratar de questões relevantes como a valorização da arte, educação e cultura; discussão sobre a consciência negra, partindo da vida e obra do artista Mário Gusmão; a importância da arte-educação na sociedade atual, convivência comunitária, dentre outras temáticas. As atividades da semana de comemoração do 1º Aniversário do CEART têm como propósito estabelecer uma rede artístico-cultural entre o Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura Mário Gusmão, as famílias, artistas, grupos culturais e escolas municipais, buscando efetivar a troca de experiências e a valorização da diversidade cultural brasileira.

O evento disponibilizará um ambiente de expressão criativa, onde as crianças terão a oportunidade de apresentar suas próprias produções resultantes de atividades que favorecem o desenvolvendo de talentos, reflexão e integração entre diferentes grupos. Nesse sentido, várias apresentações de dança, música, poesia, exposições de artes visuais, desfile de estamparia africana, apresentações de capoeira da comunidade, teatro, dentre outras, serão realizadas consolidando a comemoração do primeiro aniversário do CEART, pelo viés da arte, da cidadania e das manifestações populares brasileiras.