Prioridades para a Caravana do Esporte em 2009

01 de set de 2008 - dev

Antonio Luiz Diniz

Domingo, terceiro e último dia do 1º Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música, realizado no Hotel Pestana, em Salvador foram definidas as prioridades para 2009. Foram três dias de palestras, debates e muito trabalho até se chegar ao consenso daquilo que será preciso ser feito para nortear as ações no próximo ano. As três prioridades são: capacitação e formação continuada de professores, estagiários, gestores, mestres populares, atores sociais e juventude; continuidade das ações da Caravana nos municípios e ampliação de novas ações para outras escolas e organizações e implantação de políticas públicas que incentivem o esporte e a arte enquanto estratégia de promoção humana.

Todos os trabalhos foram coordenados pela jornalista Adriana Saldanha, da ESPN-Brasil, que comanda a Caravana do Esporte e da Música. O evento foi aberto sexta-feira com a presença do secretário municipal de Educação e Cultura de Salvador, professor Carlos Soares, da coordenadora do Programa de Educação Esportiva da SMEC, professora Ivone Portela, do diretor-geral da ESPN no Brasil Germán Von Hartenstein, Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil, além da cantora Daniela Mercury, de Ana Mozer, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei e Diego Silva, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americano, no taekwondo.

Comentando o sucesso da Caravana do Esporte e da Música, o secretário Carlos Soares lembrou que ela foi muito bem recebida pela comunidade de Salvador e que os professores da SMEC estão dando continuidade ao trabalho, desenvolvendo várias atividades nas comunidades atendidas pelas escolas da rede municipal. Ainda, a equipe da Secretaria de Educação esteve no Fórum representada ainda por Acúrsio Esteves, Elias Raimundo Santos, Carlos Silva e Lázaro Roque da Silva. Também participaram os professores Emidio Coelho (Imeja), Janira Paixão (Escola Carlos Novarese), Daniel Soares (Escola Maria Constança), Walter de Jesus (Escola Alexandrina Pita), Ilana Rodrigues (Escola Zulmira Torres) e Antonio Luiz Diniz (Escola Cidade de Jequié). Em um dos grupos de trabalho, a professora Ivone e o professor Acúrsio fizeram uma mostra do Projeto Sexta da Alegria que vem sendo desenvolvido na rede, principalmente na Escola Francisco Leite, que foi representada pela diretora Maria Lins.

Na abertura, os representantes de vários municípios do Brasil, assistiram apresentações de um grupo indígena Pataxó, de Santa Cruz Cabrália, e de um grupo de mulheres de Samba de Roda, da comunidade quilombola de Tijuaçu, de Senhor do Bonfim (BA). Teve ainda apresentação do grupo Vozes Reveladas, sob o comando do maestro Sergio Souto. O grupo, formado por jovens da periferia de Salvador, interpretou canções africanas e brasileiras. Fechou o evento com uma adaptação que uniu a música “Brasil”, de Cazuza, a um arranjo completamente diferente para “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.