Pro-infantil forma professores

01 de set de 2008 - dev

Tornar a educação plena e humanista é o principal objetivo do programa de formação inicial para professores em exercício na educação infantil. Na última sexta-feira (29), cerca de 100 educadores participaram da solenidade de entrega dos certificados do Pró-infantil.

A finalidade desse programa é promover um curso a distancia em nível médio, na modalidade normal para a formação de professores de educação infantil que atuam em creches e pré-escolas e que não possuem a formação exigida pela legislação. O programa é realizado em parceria com o MEC e atende os municípios de Itaparica, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz.

“Eu me sinto muito honrada, pois nós oferecemos as esses professores dois anos de enriquecimento. A partir de hoje eles iniciam uma nova fase onde podem aprimorar a prática pedagógica o que contribui para enriquecer a qualidade da educação”, diz a coordenadora da agência formadora de Salvador, Valdice Guedes.

As professoras participaram da cerimônia onde fizeram juramento, assistiram a um vídeo com imagens das aulas do curso e receberam as felicitações de todas as autoridades presentes. “Hoje eu posso considerar que é um dos dias mais importantes para mim. Eu atuava em sala de aula, mas não tinha tanto embasamento teórico como o que eu adquiri neste curso”, conta a professora formanda Neuza dos Santos.

Durante todo o programa os docentes trabalharam com quatro módulos e receberam um total de 64 livros de estudo e dicionários. Todo o material foi baseado com foco nas práticas pedagógicas atuadas nas creches.

“A Secretaria da Educação e Cultura oferece todo apoio a ações como essas que só vem a aprimorar e qualificar o ensino da educação infantil, pois os professores passam a ter a titulação do magistério, um ponto de partida para a formação de nível superior”, explica Calazans.