Processo de matrícula é iniciado na rede municipal

26 de dez de 2006 - dev

Foi iniciada, no dia 26 de dezembro, no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (CAPS), prosseguindo até o dia 29, a renovação automática da matrícula dos alunos que tiveram freqüência regular em 2006. A renovação será realizada pelos diretores das unidades escolares, que deverão seguir uma programação. Estão disponíveis para o próximo ano, cerca de 55 mil novas vagas da Educação Infantil à 8ª série do Ensino Fundamental.

Com a informatização da matrícula, as filas foram extintas, oferecendo mais comodidade aos responsáveis. O processo é tão eficiente que os alunos já saem da matrícula sabendo a sala que irão estudar. Os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matricula em qualquer escola da rede municipal.

Nos dias 3 e 4 de janeiro, serão matriculados os alunos das séries concluintes que pediram transferência para uma outra unidade de ensino da rede municipal. A SMEC reservou os dias 5 e 8 de janeiro para efetuar a matrícula dos alunos de 6 e 7 anos, oriundos das escolas comunitárias, conveniadas com a Prefeitura; de 9 a 12 de janeiro, para os alunos novos da Educação Infantil e 1ª série; de 15 a 17 de janeiro, alunos novos da 2ª a 4ª séries e EJA II (equivalente ao 3º e 4º ano de escolarização); 18 e 19 de janeiro, alunos novos da 5ª à 8ª série; de 25 a 28 de janeiro, atendimento a quem fizer opção pela escola estadual; 22 e 23 de janeiro, alunos novos do Telecurso 2000.

Os candidatos a vagas na rede municipal de ensino deverão apresentar no ato da matrícula cópias da certidão do registro civil ou da cédula de identidade, com os respectivos originais. O histórico escolar será obrigatório para os alunos da 3ª a 8ª série. O Telecurso 2000 será formado por concluintes do Ensino Fundamental, com idade acima de 15 anos.

Novidade – Este ano, a matrícula 2007 tem várias novidades. A primeira é a contratação dos estudantes do Projovem e dos alunos do Programa de Inclusão Sócio Digital, que irão garantir o atendimento pelo Sistema de Matrícula Informatizada Social – MAIS. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, esta é uma maneira de aperfeiçoar e de colocar em prática o que os alunos do Projovem aprenderam durante o ano. “Inserir os jovens no mercado de trabalho é um dos objetivos da Prefeitura. E não poderia ser diferente, porque o Projovem está sob nossa responsabilidade, então, ao mesmo tempo em que ensina, profissionaliza e oportuniza o primeiro emprego”, ressalta.

Outra novidade são as ações sociais, como conscientização em relação a Doenças Sexualmente Transmissíveis, higiene bucal, cuidado com a alimentação, que tem como parceria a Secretaria Municipal da Saúde. O Programa Escola Aberta disponibilizará para os pais de alunos, estudantes e comunidade, que forem realizar matrícula, aulas de artesanato e preparação de alimentos. “A segunda matrícula desta gestão se caracteriza por maior emprego de tecnologias, mas sobretudo pela ampliação do caráter social. Isto significa que além de superar as filas e acolher os familiares de maneira rápida, pretendemos oferecer serviços que sensibilizem e atraia a familia para a escola”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello. Além destas ações, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) há uma cooperação entre a SMEC e o Ministério Público para incentivar a ação de reconhecimento voluntário da paternidade dos alunos que não têm o nome do pai informado na Certidão de nascimento. O cadastro é enviado ao MP que inicia uma ação de reconhecimento através de um contato com o responsável.

PROGRAMAÇÃO DE MATRÍCULA

26 a 29 de dezembro:
Renovação de Matrícula

03 e 04 de janeiro de 2007:
Transferidos Concluintes

05 e 08 de janeiro:
Alunos das Escolas Comunitárias

Alunos Novos

09 a 12 de janeiro:
Educação Infantil e 1ª série

15 a 17 de janeiro:
2ª a 4ª séries

18 e 19 de janeiro:
5ª a 8ª séries:

22 e 23 janeiro:
Telecurso