Professor conclui mestrado com trabalho sobre participação da comunidade na escola

11 de set de 2006 - dev

Para conhecer o nível de participação da comunidade nas escolas municipais, o professor José Santos de Jesus, que leciona na Escola Municipal Cônego Orlando Teles, localizada no Lobato, realizou um trabalho de conclusão do mestrado em 11 unidades de ensino. O tema “A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais” tentou mostrar em que nível está esta participação.

Segundo o professor, há uma interação dos moradores do bairro e da família nas instituições de ensino, porém deveria ser mais democrática, já que apenas os gestores têm o poder de decisão. “A eleição de diretores e do conselho escolar são maneiras de se exercitar a participação popular no ensino público municipal”. Para ele, o ideal é que houvesse uma distribuição de poderes.

Mestrado – O professor José Santos de Jesus concluiu o seu mestrado em administração na Unifacs. De acordo com ele, isto só foi possível porque a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) financiou 85% do curso. “Sou muito grato a este incentivo e acho que todos os professores da rede deveriam aproveitar os incentivos da secretaria”, afirma.

A SMEC tem disponibilizado aos docentes da rede municipal vários cursos de formação continuada. Entre eles estão os oferecidos pela Uniced. A universidade foi criada para ser um espaço de formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino, utilizando para isto meios que possibilitam o aprendizado e atualização do conhecimento, alinhados as estratégias institucionais e organizacionais da SMEC, visando a melhoria e a qualidade do sistema público.

As aulas são desenvolvidas a distância, em ambiente on-line, e destinadas a todos os profissionais da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Os recursos virtuais específicos são dirigidos para promover e suportar a formação de comunidades de aprendizagem para a produção de conhecimentos a partir da experiência e da interação entre os grupos.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, a Uniced tem múltiplas vantagens e está articulada nas diretrizes de valorização dos trabalhadores da Educação. Para ele, o uso da tecnologia da educação a distância propicia uma redução de custos para a secretaria, melhorando assim, a política de investimentos. O objetivo da universidade é articular e integrar todos os processos de capacitação continuada, alcançando resultados eficientes dos servidores públicos. “O sucesso deste projeto representa um salto de qualidade na política de qualificação do servidor e na elevação da qualidade dos serviços educacionais e de outros ligados a administração municipal”, afirma.