Professor da rede municipal ganha prêmio do MEC

24 de nov de 2009 - dev

Dedicado, competente, atencioso e voltado principalmente às questões sociais. Este é o perfil do professor de matemática Vanildo dos Santos Silva, que há seis anos leciona na rede municipal de ensino. Em dezembro, ele viaja para Brasília (DF), onde receberá o prêmio de R$ 5 mil da 4º edição do Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), em virtude do projeto “Equação do 1º grau, o xis da questão”.

A ação, elaborada e implantada na Escola Municipal de Fazenda Coutos, foi a vencedora entre milhares de todo o País. “Estou muito emocionado com essa conquista. É a prova de que estava no caminho certo”, disse Vanildo, ao acrescentar que os estudantes foram peças fundamentais para a conquista. “Eram o meu termômetro, me davam incentivo e foram os autores mais importantes deste projeto”, enfatizou.

Tudo foi documentado com filmagens e fotografias para otimizar os trabalhos. Antes de iniciar as atividades, o educador fez um apanhado histórico do local e das crianças e adolescentes em situação de risco que viviam naquele ambiente. “A partir daí construí um jogo e fomos testando a aplicabilidade dessa atividade”, disse. De acordo com ele, a maior gratidão foi acompanhar o desenvolvimento dos alunos. “Principalmente pela turma ser de adolescentes com um histórico não muito bom, por estarem em situação de risco. Durante a trajetória perdi alguns vítimas do tráfico”, lamentou.

Escola também será premiada – Além do professor de matemática, a diretora da Escola Municipal de Fazenda Coutos, Daniela Honório, também vai à capital federal. A instituição de ensino também será premiada com R$ 2 mil para investir em equipamentos de multimídia. “Durante o projeto percebemos claramente que a evasão escolar naquela turma diminuiu consideravelmente. Tenho certeza que esta premiação e iniciativa vai servir de pontapé para que outros professores sigam os passos de Vanildo”, endossou.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC, promovida em parceria com instituições parceiras. Ele foi instituído em 2005, através da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de educadores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.