Professor português António Nóvoa participa de roda de conversa com docentes municipais

07 de jul de 2016 - Jornalismo

Autor de mais de duas centenas de trabalhos científicos na área de História e Educação, o professor doutor português António Nóvoa foi o convidado da Roda de Conversa do Projeto Nossa Rede / Anos Iniciais desta quinta-feira (07) “Sobre aprendizagens de professores no contexto de trabalho: Rituais de Formação”. O encontro reuniu coordenadores pedagógicos e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE) e do órgão central da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Nóvoa abriu o encontro destacando que é preciso refletir sobre o tempo de mudança vivido na educação. “O modelo de escola que conhecemos é relativamente novo, vem de quatro a cinco gerações e demorou o tempo de uma geração para passar a existir, o mesmo tempo que esse conjunto que conhecemos como escola vai desaparecer. Não adianta o professor se fechar em sala de aula e achar que vai resolver os problemas do mundo. É preciso reconfigurar o trabalho docente e reestruturar a escola, em especial a pública”, ressaltou.

Para a gerente de Currículo da Smed, Gilmária Cunha, a roda de conversa com o professor Nóvoa foi um momento muito especial para os educadores da rede municipal. “Melhor ainda este encontro acontecer nesse processo atual de implementação do resgate da identidade pedagógica de uma rede tão grande e tão complexa”, comemorou.

07_07_2016_Roda de Conversa_Projeto Nossa Rede_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (75)

Entre os educadores participantes do evento, o clima também era de comemoração. “Esse encontro nos conduz a uma reflexão acerca do nosso papel enquanto educadores e as diferentes formas de aprender a ensinar nos conduz a repensar sobre a normalização do conhecimento a um novo entendimento do papel da escola. Momento de reflexão necessário e pertinente considerando o atual contexto da rede municipal, em que efetiva-se uma estruturação da proposta de trabalho de maneira coletiva e colaborativa, mudando consequentemente a concepção de educação”, disse Juçara Rosa, coordenador  pedagógica da GRE Liberdade/Cidade Baixa.

Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade; professor convidado em Colúmbia (EUA), Oxford (Inglaterra), Paris 5 (França); doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne) e coleciona condecorações, como a da Ordem do Rio Branco, do Brasil. O professor é autor de mais de 200 publicações entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. A Roda de Comversa é iniciativa fruto da parceria da Smed com Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e faz parte do Programa Combinado, que prevê 112 ações de melhoria da qualidade da educação pública municipal.

07_07_2016_Roda de Conversa_Projeto Nossa Rede_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (106)