Professora da Municipal de Periperi relata experiência de intercâmbio na Argentina

18 de nov de 2010 - dev

Na manhã da última sexta-feira (12), a professora da sala de leitura Érica Lima, da Municipal de Periperi, juntamente a professora Marisângela Bispo, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Subúrbio II, apresentaram à comunidade escolar de Periperi, a experiência de terem participado do intercâmbio em Buenos Aires realizado de 6 a 10 de outubro.

O intercâmbio, que já acontece há vários anos, é promovido pela Reggio Children Redsolare, e o tema deste ano foi intitulado “El enfoque de Reggio Emilia en la educación: experiências en diálogo”, com objetivo de mostrar aos participantes de vários países a valorização plena da cultura da infância e assim tenham a possibilidade de repassar e ensinar a meninos e meninas as ricas possibilidades de expressão.

Patrícia Barral, gestora da municipal, explica que a ida da educanda Érica Lima ao país foi um patrocínio da Editora Humanidades e de uma campanha realizada na escola entre os demais professores que compraram bilhetes para que a professora pudesse efetuar a inscrição. “Era uma forma de encaminhar um representante de nossa escola para que na volta pudesse dissipar o que foi discutido lá, e é por isso que nos reunimos” completou.

No relato da experiência, Lima e Marisângela falaram aos demais professores, alunos e gestor a emoção de conseguirem estar em um evento educacional tão importante, que a cada ano acontece em um país diferente. Disseram ainda que ficaram muito honradas em poderem representar suas unidades de forma que sentiram a extrema necessidade de repassar tudo o que lá foi discutido.

“Estive em um intercâmbio onde havia mais de 600 pessoas de toda parte do mundo e poder viver diversas realidades e depois repercutir tudo o que ouvi, aprendi e senti aos meus colegas e meus alunos foi o mais gratificante. Espero que muitos da rede ainda possam ter a oportunidade que tive esse ano”, concluiu a professora Érica, acrescentando que está extremamente satisfeita com o resultado da experiência.