Professora da Rede Municipal desenvolve Museu Virtual

28 de mar de 2017 - Jornalismo

O Teatro São João da Bahia, que funcionou em Salvador entre 1812 a 1923, é o objeto de pesquisa de doutorado da professora de História Maria Antônia Lima Gomes, lotada na Escola Municipal Alfredo Amorim. Um dos resultados práticos desse trabalho é o “Museu Virtual sobre O Teatro São João da Bahia e Salvador do século 19”, que está disponível ao público através do link www.teatrosaojoaodabahia.net.br .

“Neste museu virtual as pessoas na atualidade poderão conversar com Pedro II, Castro Alves, Carlos Gomes e Xisto Bahia, poderão também ver um baile de máscaras que acontecia no interior do Teatro São João da Bahia, bem como ter um contato com a ambiência de Salvador e seu principal centro viário, a Freguesia da Sé”, explica Maria Antônia. A interação do público com o museu até dia 20 de abril vai gerar subsídios para a pesquisa desenvolvida pela professora na Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Confira na entrevista abaixo mais informações sobre o trabalho.

SMED – Por que você decidiu fazer a pesquisa sobre o Teatro São João da Bahia?
Maria Antonia – Em função da minha realidade de sala de aula, da experiência adquirida no mestrado em que simulei a cidade de Salvador do ano de 1551, por pesquisar na linha Educação e Tecnologias Digitais. Também pelo que representou o Teatro São João da Bahia. Todas as questões culturais até século 20 passaram por seu palco, por sua rotina, pessoas como Castro Alves, Xisto Bahia, Carlos Gomes, Rui Barbosa ,Carlos Mussurunga, tornando-o assim o reflexo dos nossos costumes e tradições. E embora não exista mais fisicamente (foi destruído por um incêndio em 1923), ele ainda resvala na nossa atualidade.

SMED – Em seu projeto, você desenvolveu o Museu Virtual sobre o TSJB. Qual o objetivo?
MA – O objetivo é fazer com que os sujeitos na contemporaneidade conheçam a nossa história e compreendam, por exemplo, por que temos atualmente o samba, por que temos um dos carnavais mais animados do Brasil e do mundo, por que somos um povo tão musical, por que temos nas nossas veias ancestralidades e etnias Tupinambás, Ibéricas e Africanas, ou seja, por que somos um caldeirão cultural maravilhoso.

SMED – Fale sobre o Museu e sobre a possibilidade de utilização didática desse material.
MA – Esse Museu Virtual em 3D, Museu Virtual Teatro São João da Bahia Através de uma Abordagem Socioconstrutivista, além de nos auxiliar no contato com a nossa história, com a nossa memória, nossos costumes e tradições, pode ser utilizado em Geografia, Artes, Língua Portuguesa, Urbanização, Matemática. E a depender da criatividade de quem acessar o museu virtual ele poderá ter diversas finalidades didáticas.

SMED – Esse museu tem, nesse momento, a função de coletar dados para a sua pesquisa?
MA – Sim. Até o dia 20 de abril as interações do público ao entrar no museu nos dirá se de fato ele se tornou socio-construtivista. O público, o sujeito da atualidade, é que nos dará essa resposta e a partir destes pontos a tese caminhará para uma defesa, que ocorrerá no dia 19 de junho de 2017. Após essa data, o museu se tornará domínio público e a pretensão é que permaneça interativo.