Professora da Rede Municipal recebe prêmio do MEC

24 de nov de 2005 - dev

Criatividade, originalidade e possibilidade de replicação das experiências são as principais características dos 20 projetos vencedores do Prêmio Professores do Brasil. Elaborados por educadoras do ensino infantil e fundamental de todo o país, os trabalhos foram premiados nesta quarta-feira, dia 23, no auditório do MEC em Brasília. As vencedoras receberam do ministro da Educação, Fernando Haddad, um cheque de R$ 5 mil e um troféu, criado pela artista plástica Maria Bonomi.
Professora da rede municipal de Salvador, Cláudia Beatriz, foi uma das premiadas na categoria educação infantil. Cláudia desenvolveu um projeto de incentivo a leitura e escrita, através da criação de um brinquedo, para crianças de 5 anos, que estudam na Escola Municipal Professor Arx Tourinho. A secretária Maria Olívia Santana participou da premiação e parabenizou a professora pelo seu desempenho e declarou que espera que outras professoras e professores possam ser premiado.” A rede municipal está crescendo fisicamente e pedagogicamente, espero que outros professores e professoras desenvolvam novos projetos e sejam premiados como Cláudia foi”, declarou.
Para o ministro, o prêmio dá visibilidade nacional a trabalhos inovadores. Durante a solenidade, foi lançada uma publicação com os projetos selecionados em 2004, a ser distribuída em 20 mil escolas. “Essas experiências demonstram que é possível melhorar o ensino com muito pouco e que se pode fazer muito para aprimorar a educação”, disse Haddad.
Promovido pelo MEC em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e fundações Bunge e Orsa, o Professores do Brasil unifica os antigos prêmios Incentivo à Educação Fundamental e Qualidade na Educação Infantil. O concurso recebeu 1.131 inscrições este ano, das quais 147 foram pré-selecionadas para avaliação da Comissão Julgadora Nacional, que premiou os 20 melhores.