Professora fala sobre trabalho em classes hospitalares

13 de mar de 2009 - dev

Sobre o trabalho desenvolvido nas classes hospitalares das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a professora da Rede Municipal de Educação Jacyara Evangelista mostrou toda a grandiosidade em artigo. Publicado na edição de fevereiro da Revista Pátio, de circulação nacional e internacional, da Editora ARTMED, uma das mais importantes editoras de livros de formação em educação da América do Sul, o texto é um retrato de uma profissional que faz educação com amor.

Em um dos trechos ela conta: “Lá não sou apenas professora; sou também mediadora entre as crianças e seus responsáveis com os objetos e profissionais desse ambiente, procurando estimular a comunicação entre eles, que são muitas vezes bloqueados pelo sofrimento e pela desinformação”.

“Ao chegar ao hospital todos os dias, deparo-me com um grupo de crianças à minha espera…Por meio dessa manifestação de carinho, posso entender que não somente a minha presença, que nesse momento representa a escola, mas também as condições psicológicas e afetivas podem contribuir de algum modo para a recuperação da doença e da dor”, explica.

E conclui: “Com essa vivência junto a crianças e jovens hospitalizados, aprendi que nossa inteligência está atrelada a nossas emoções, vontades, quereres e significação. É a história dessas práticas que dá sentido à vida e ao mundo”.

As aulas no Hospital da Criança das OSID são realizadas através de cooperação técnica, científica, cultural e financeira com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).