Professoras da Rede Municipal destacam-se no Prêmio Professores do Brasil

30 de out de 2017 - Jornalismo

João, Nosso Amiguinho Especial!
Professora Marileide Santos Bento
Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eduardo Freitas (São Marcos)
Destaque – Educação Infantil: Creche

O projeto “João, nosso amiguinho especial” foi elaborado a partir das demandas da turma, após as explorações do eixo temático: Identidade. Notou-se a necessidade de sensibilizar as famílias nas questões relacionadas ao cuidado, higiene e momentos de qualidade com as crianças, bem como o crescente interesse dos educandos pelas questões relacionadas à sua identidade e auto representação.

A partir destes dois fatores nasceu a ideia de trazer um objeto de projeção, que possibilitasse tratar as questões com as famílias distanciando o assunto da criança e trazendo para o objeto (boneco). Ao mesmo tempo em que esse mesmo objeto estabelecesse uma identificação e referência para as crianças. Assim “João” como foi batizado pelo grupo começou a ser gestado. Inicialmente a turma mergulhou em explorações sobre o corpo e suas representações.

O boneco foi concebido, construído e vestido pelos alunos, professora e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
João recebeu um RG, deixou de ser um “objeto” e se integrou à turma. Participou da rodinha, descansou, explorou, conheceu os funcionários do CMEI, brincou, foi alimentado e disputado. E após ter estabelecido uma conexão com os alunos passou a visitar a casa e família dos seus “colegas de turma”.

Algumas famílias inicialmente resistiram, mas ao passo que o trabalho era desenvolvido também foram se encantando com João. Através de João e suas visitas foi possível conhecer as rotinas e dinâmicas familiares e abordar com as famílias a necessidade do cuidado, do toque, do afeto e do tempo de qualidade. Foi também estabelecido um canal de conexão com as famílias: bilhetes de agradecimento.

Para finalizar o projeto, João, assim como os colegas de classe, completou 4 anos. E partir destes eventos, muitas discussões (gênero, idade) foram feitas e toda comunidade escolar se empenhou para que a festa de João fosse a mais divertida possível. “Foi um prazer concluir o projeto celebrando a vida de João e com ele a vida de todas as crianças. Comemoramos seu aniversário com uma linda festa, onde todas as crianças participaram ativamente da construção de cada detalhe, desde a decoração da sala, até a produção do bolo na cozinha da escola”, afirma a professora Marilene Santos Bento.